sexta-feira, 5 de junho de 2015

Garota Exemplar de Gillian Flynn


Avaliação:  | 448 páginas; Editora Intrínseca


Preciso começar essa resenha dizendo que esse foi o melhor livro que li nos últimos tempos e certamente será um dos melhores do ano - e ainda estamos no começo. 
No quinto aniversário de casamento de Nick e Amy, ela desaparece. Com a sala da casa parcialmente destruída como cena de um crime violento, a polícia e a imprensa pressionam Nick acerca do que pode ter acontecido a ponto dele se tornar o principal suspeito.
Garota Exemplar é um ótimo thriller, que nos envolve em muitos mistérios, mentiras e perspectivas. Em primeira pessoa, os capítulos alternam as visões de Nick e Amy, com diversos flashbacks e partes dos diários dela. É aos poucos, através de gatilhos de memória dos personagens e seus relatos que nós vamos construindo a história do casal, repleta de expectativas, decepções e mentiras.
O plot twist não é tão difícil de se imaginar (eu o adivinhei pelo trailer do filme), mas o ponto alto do livro não é ele. Apesar da temática policial, eu achei que o livro falava muito mais sobre relações pessoais; a maneira como os acontecimentos se desenrolam, as reações dos personagens a eles, o modo de pensar único de cada um dos dois, tudo isso constrói uma narrativa densa e detalhada, que nos engana e nos instiga. Os monólogos internos são tão coesos, tão realistas, que são de fácil identificação e ajudam muito na compreensão da natureza dessas pessoas. 
Eu nem mesmo sei como expressar o quanto esse livro é rico, o quanto eu me apaixonei. Passei noites em claro, porque simplesmente não conseguia - e muito menos - queria largar esse livro.
Algumas pessoas talvez o achem muito parado; de fato, ele não tem acontecimentos grandiosos e quase nenhuma ação. Ele é intrigante pela personalidade e construção dos personagens, foi por isso que me prendeu tanto. Há reviravoltas bem interessantes, mas é preciso estar realmente imerso no livro para apreciar. Particularmente, não teve nada nesse livro de que eu não tenha gostado.
Depois dessa leitura incrível, estou bem curiosa quanto aos outros livros da autora.


5 comentários:

  1. Garota Exemplar já estava na minha lista desde que foi lançado no Brasil. Ouvia ótimos comentários acerca do livro e tudo mais, mas não tinha certeza ainda se iria comprá-lo ou não - quase a mesma coisa me acontece hoje com livros que receberão adaptações cinematográficas em breve, como "Silo", "O Círculo" e "Perdido em Marte" -, é como se eu soubesse que devesse comprar o livro e ler antes do filme sair, mas ainda assim não ter tanta certeza e resolver assistir o filme antes pra garantir.
    No caso de Garota Exemplar deu certo. O filme adaptado foi dirigido por um dos meus diretores favoritos, David Fincher (Se7en, Clube da Luta); e também gostei muito das atuações dos dois protagonistas.
    Não foi o tipo de filme que recebeu minhas cinco estrelas no Filmow, mas me convenceu de que eu devia mesmo comprar o livro. Hahah

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já queria ler o livro, mas também vi o filme primeiro. E eu achei ele maravilhoso. Quando li o livro, minha cabeça explodiu hahahah Realmente acho que mereceu 5 estrelas.
      E estou meio nessa sobre Silo, já ouvi falar muito bem, me interesso, mas sei lá quando vou ler de fato.

      Excluir
  2. Esse livro (e o filme também não fica atrás) é incrível! Extremamente inteligente, com uma trama que te prende e personagens tão nojentos, mas ao mesmo tempo tão bem construídos, que a gente não sabe nem ao certo o que sentir por eles. Pelo menos comigo foi assim. Achei o início meio chato, mas depois que a história se desenrola é impossível largar. Estou muito curiosa para ler outros livros da autora também.
    Beijo

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li o livro, mas assisti ao filme e achei extraordinário. Acredito que o livro não deva ser diferente. Pela tua resenha, acho que irei gostar muito! haha

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha eu sinceramente não tenho curiosidade de ler e nem de assistir o filme, porque eu acho que não faz muito meu gênero. Mas quem sabe eu venha a dar uma conferida mais pra frente, porque a gente pode acabar se surpreendendo né? Mas mesmo assim gostei do seu ponto de vista de garota exemplar, porque eu não sabia muito dele. Nem tinha lido muitas resenhas, mas mesmo assim, acho que não pegaria ele por agora nem para ler e nem para assistir.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/caixinha-de-correio-parte-2.html

    ResponderExcluir