domingo, 12 de abril de 2015

Sobre o Vazamento de Episódios de Game of Thrones


Nessa madrugada de domingo, no meu rolê habitual pela internet, vi essa notícia: o primeiro episódio da quinta temporada de Game Of Thrones, que estreia hoje à noite na HBO, vazou nos sites de torrent.
Como sempre, eu fiquei mega desconfiada; eu nunca acredito de cara em absolutamente nada que leio na internet. Fiz a minha pesquisa a fim de encontrar fontes confiáveis, eis que me surge o próprio link do episódio. E então eu vi que era verdade e a qualidade do vídeo não é ruim.
Não fosse o suficiente, logo em seguida ouvi dizer que o segundo episódio também havia vazado. Pouco tempo depois, uma amiga me disse que os quatro primeiros episódios da temporada estavam disponíveis para download.
Confesso que estou chocada até agora. Mesmo que a possibilidade de uma coisa dessas acontecer nem seja assim tão remota, não é tão comum vermos tantos episódios vazarem na internet, ainda mais de uma vez. Metade da galera adorou, baixou e assistiu tudo; a outra diz que vai esperar, que é errado baixá-los.
Eu concordo que, como fãs da série, nós temos de apoiá-la e dar audiência para que ela continue a existir. Obviamente, por melhor que seja a qualidade do vídeo, pela televisão estará em HD. No entanto, acho que o pessoal está sendo um pouco hipócrita em alguns pontos.
Vamos ser sinceros: muita gente faz download da série. Gente que não tem HBO, portanto não tem como assistir, gente que tem HBO, mas ainda assim quer ter os episódios guardados, rever, etc. Eu não vejo diferença entre uma pessoa baixar o episódio hoje ou amanhã (porque amanhã mesmo ele já estará legendado e disponível nos sites de download) ou semana que vem. É a mesma coisa. E eu realmente acredito que aqueles que tem HBO vão acabar assistindo lá também, pela qualidade, pelo evento de se sentar com os amigos/família e assistir ao show, downloads a parte. Essa história de "quem é fã de verdade espera" é uma bobagem. Porque quem é fã vai assistir, se possível, pela televisão, também ou somente, isso varia, mas continua sendo uma verdade.
Outra coisa, esses episódios não estão legendados. Não é todo mundo que acompanha a série que sabe tão bem inglês para assistir sem legendas, portanto essa galera vai assistir ou na tv ou quando estiver legendado na internet. Ou seja: não faz diferença.
Agora, o que a galera que decidiu assistir antes tem que ter em mente é que soltar spoilers não é legal. Já é uma sacanagem quando não esperam ao menos que quem não tem o canal baixe o episódio pra assistir no dia seguinte (quanta gente faz isso, sem o mínimo de consideração, e ainda solta dessas que "fã de verdade" faz de tudo pra assistir no dia, ignorando completamente que as pessoas têm vida). Controlem a vontade de sair falando sobre quem morreu, quem fez isso e aquilo.
Sendo assim, deixem que quem quer baixar, baixe. Quem quiser esperar para assistir na TV - e tiver essa possibilidade -, que assista tranquilamente. Eu acredito que a audiência da HBO não vai diminuir por isso, como ela sempre se manteve alta apesar dos milhões de downloads que sempre aconteceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário