quarta-feira, 22 de abril de 2015

O Discurso "Faça Boa Arte" de Neil Gaiman


Avaliação:  | 80 páginas; Editora Intrínseca

Esse é um livro bem pequeno e bonitinho, que através de uma arte gráfica simples nos apresenta o discurso que o escritor Neil Gaiman fez em uma formatura na Universidade de Artes da Filadélfia em 2012.
Confesso que, além do nome do escritor, o que mais me chamou a atenção foi o título "Faça Boa Arte". E o fato do discurso ter sido transformado em livro só poderia querer dizer que o que o escritor disse deve ter sido realmente muito bom. 
Admito que acho esses discursos e conselhos motivacionais todos iguais. Porém, uma coisa que eu gosto neles e que os tornam mais interessantes, ao meu ver, é quando a pessoa coloca exemplos de sua própria experiência nessas dicas, que é o caso deste discurso. Neil Gaiman fala sobre sua própria jornada como escritor - e antes de se tornar um - e faz algumas referências a seus trabalhos (minha preferida está no final do post).
Ainda assim, eu acho que nós precisamos estar em um momento específico da vida para apreciar esse tipo de discurso. Talvez ele não signifique nada para você hoje, mas daqui umas semanas seja o que você precisava ouvir. Por isso, mesmo achando meio clichê, eu resolvi dar uma chance e não me decepcionei. Neil Gaiman realmente disse coisas que me servem, principalmente por eu ser da área de Artes, a qual ele está se referindo. E é sempre bom ouvir de uma pessoa como ele, escritor renomado, que já fez diversas coisas, como livros e hqs, que faz parte do meio no qual você também quer estar.
Então para todos os artistas, sejam plásticos, visuais, escritores e afins, eu recomendo que deem uma lida - ou uma ouvida, pois outra coisa bacana do livro é que logo no começo temos o link do vídeo do discurso no vimeo (se quiser conferir, clique aqui).
E como o próprio Neil Gaiman disse: façam boa arte.

7 comentários:

  1. Confesso que não conhecia o livro, mas olha, já anotei aqui para dar uma conferida! E como você mesma disse, o título e o autor te fazem querer ler ainda mais *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e valeu a pena o título e o autor do discurso hahaha Espero que você goste também!

      Excluir
  2. Oi, Aline! Como vai?
    Já vi várias resenhas sobre esse livro do discurso do Neil Gaiman que acabei comprando :3 hahahha Só que ainda não chegou. Choremos. Apesar de simples, ele é até bem bonitinho, organizadinho, né? Eu, ao contrário de você, amo esses discursos porque esta é a graça: mesmo que pareçam todos iguais, têm significados diferentes. É só enxergar... além. Ou nem tanto. Às vezes uma frase que tem em um e não tem no outro faz toda a diferença, e eu aprecio isso. Detalhes. Detalhes como o de "Coraline", que não chegam a ser erros, mas fazem toda a diferença. Enfim, espero gostar desse livro tanto quanto você <333 Quero muito, MUITO ser escritora - criatividade eu tenho, só que tempo... ah, esse tempo -, então espero fazer boa arte também. Ahhh, e eu ainda não vi o discurso hahahha Quero ler o livro antes (trouxa, porém é).
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só fui ver o discurso depois de ler também hahahah Eu também quero ser escritora - apesar que, hoje em dia, é um segundo sonho, primeiro quero ser ilustradora de livros -, mas esse tempo tá mesmo faltando! hahaha
      Tenho certeza que você vai adorar esse livro então <3

      Excluir
  3. Nunca tive muito interesse em discursos, mas, como você disse, talvez esse tipo de livro só nos sejam úteis em momentos específicos, e talvez eu tenha preenchido esses momentos com uma fonte diferente de "conselhos motivacionais".
    Acho que não tinha chegado a essa conclusão ainda, mas receber essas "dicas", mesmo que por meio de um livro, de pessoas que já conseguiram vencer naquela área em que você está inserido é mais do que motivacional, é inspirador.

    P.S. Preciso ler mais livros do Gaiman. Lembra que eu tava pensando em ler Sandman?... Pois é, tô só enrolando... Hahaha

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também preciso ler algo dele! Depois desse discurso então, me bateu ainda mais vontade de ler, porque esse cara é muito esperto e simpático hahahah Adorei ele.

      Excluir
  4. Fora que a edição é linda, né?
    Não sabia desse lance da, Coraline! <3
    Amei o post!

    http://julietices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir