segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias de Tim Burton


Avaliação: ☆ | 128 páginas; Editora Girafinha

Eu sou uma pessoa muito suspeita para falar sobre qualquer coisa feita pelo Tim Burton. Ele tem exatamente o estilo que eu amo: macabro, melancólico, ainda assim belo e até mesmo fofo.
A única coisa de que não gosto nesse livro é o tamanho; muito pequeno. Confesso que, depois de anos e anos atrás dele, eu esperava por um livro mais grosso ou mesmo textos maiores. Mas a simplicidade dos poemas é uma característica do Burton, que consegue colocar tanta emoção em tão poucas palavras e causar, ao mesmo tempo, tristeza e felicidade.
Eu não diria que se trata de um livro infantil, apesar de todos os personagens serem crianças e as rimas serem bem simples, parecidas com uma brincadeira, porque em praticamente todos os poemas o personagem morre. É tudo muito melancólico, com crianças muito diferentes - robôs, múmias, com partes do corpo diferentes, etc -, que passam por situações tristes. Mas eu não consigo não achar lindo, ainda assim.
As ilustrações complementam os textos, criando toda aquela atmosfera típica do Burton. Já aviso: se você não gosta dos filmes e do estilo dele, nem perca seu tempo. Esse livro é feito para aqueles que, como eu, apreciam a arte do Tim Burton - tanto a visual quanto a literária.


4 comentários:

  1. Eu me interessei demais por esse livro! Gosto do Tim, mas eu gostaria de ver muito mais filmes dele, e como adoro poemas, super vou ler assim que possível. Você disse que é difícil de achar... onde comprou? haha

    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei na Amazon.com.br, era o único do estoque, mas depois de anos e anos procurando em lojas, sites e sebos, viu... hahahah Mas acho que eles irão repor, então fica de olho lá! (:

      Excluir
  2. Gosto muito dos filmes do Tim Burton, mas não sabia que ele tem livros publicados (segundo o Wikipédia esse é o único, isso procede?)
    Não sei se vou ler um dia, até porque você disse que é raro de achar, mas, se a oportunidade surgir (a.k.a. eu me deparar com ele na livraria, do nada), vou comprar com certeza. Por ser um livro curto e de linguagem fácil, se enquadra tranquilamente no tipo de leitura que eu escolho para intermediar duas leituras penosas.

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    P.S. O primeiro filme do Tim Burton que assisti foi James e o Pêssego Gigante, já assistiu? Só fui descobrir que tinha um dedo do Tim Burton naquele filme depois de já ter virado fã de todos os outros subsequentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi, mas quando era pequena só e nunca mais depois, então mal me lembro. Hoje em dia eu reconheço trabalho do Burton - e mesmo do Danny Elfman, o cara que faz as músicas pra quase todos os filmes do Burton - de longe hahaha A única vez que fiquei surpresa por não ser dele foi com Coraline, aquela animação é muito a cara dele.
      Sim, é um livro bem gostosinho pra ler numa tarde, se você gosta do trabalho dele, vale super a pena!

      Excluir