terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014

Oi, gente!

Bem-vindos à segunda retrospectiva do blog! Fico feliz em perceber que meu ano foi bom de leituras; tenho muito mais livros na categoria Melhores que na Piores. Eu me senti um pouco devagar, principalmente no segundo semestre, mas no fim acabou que eu mantive meu número médio de leituras, tanto por mês quanto no ano. Também me sai bem com minha Meta e logo mais postarei como foi e sobre a de 2015. Por enquanto, vamos relembrar 2014!

 MELHOR AUTOR 


Eu preciso responder George R. R. Martin. Não tenho como escapar dessa. Esse cara se tornou um dos meus preferidos logo nas primeiras páginas do primeiro livro. Ele é sensacional. Confesso que ainda estou na preguiça de ler o resto dos livros, porque eles são imensamente gigantes, mas juro que lerei.

 MELHOR PROTAGONISTA MASCULINO 


Por alguns minutos fiquei em dúvida entre Will e Jace, ambos personagens da Cassandra Clare. Cheguei a conclusão que, apesar de adorar os dois igualmente, Jace se destacou mais. Ele é o garoto lindo, mega sarcástico, melancólico; exatamente tudo o que eu adoro. Embora o Will tenha uma personalidade quase idêntica, Jace é mais divertido e mais sociável.

 MELHOR PROTAGONISTA FEMININO  

Ela é uma dos vários protagonistas, mas acho que vale: Daenerys Targaryen, uma das minhas personagens femininas preferidas. Com pouquíssima idade, Dany é obrigada a amadurecer rapidamente, após passar por inúmeras situações complicadas. Ela aos poucos se torna uma mulher forte, líder, e ainda assim sensível e empática. E ela tem dragões. Fim.

 MELHOR ARTE DE CAPA 


Essa foi uma escolha muito difícil. Vários livros lidos esse ano tem capas maravilhosas. Para sair da mesmice de responder Princesa Mecânica - que esteve em todos os posts sobre capas bonitas e preferidas desse ano -, escolhi A Maldição do Tigre para essa categoria, porque essa capa é fenomenal!



 MELHOR MUNDO/AMBIENTE 


O melhor mundo desse ano foi o do livro O Lado Mais Sombrio, que é nada mais nada menos que uma releitura da incrível Wonderland de Alice. Com aventura e uma pegada um pouco mais macabra em alguns pontos, de longe esse é meu universo preferido.

 MELHOR TÍTULO 


Essa também foi uma escolha beeem difícil. São tantos títulos bonitos, atraentes, instigantes. Ouso dizer que os títulos me chamam mais a atenção do que as capas; se a capa for horrorosa, mas o título for bom, eu vou ler a sinopse ainda assim. Por fim, escolhi O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra, porque ele é bem o estilo de título que eu gosto: diferente e misterioso.

 MELHOR FINAL 

Apesar de eu já saber qual era o final do livro, pois assisti ao filme antes, quando o vi pela primeira vez eu não esperava por esse desfecho. Clube da Luta, apesar de te dar vários indícios do que está por vir, ainda assim não é tão fácil de desvendar, e a revelação ao final do livro é chocante.


Meta de 2015: arredondar as leituras do ano para 60, porque esse 59 (conquistado nos últimos dias do mês de Dezembro) está incomodando meu leve TOC. Hahahaha

Como foi o ano de 2014 de vocês? Qual foi o melhor ou pior livro que vocês leram? Comentem!
E que venham muitas leituras mais em 2015! Bom ano novo para todos vocês! (:

2 comentários:

  1. Gostei da retrospectiva, tenho vontade de ler as peças informais. Fica difícil escolher o melhor e o pior li mais de 70 livros esse ano (infelizmente nem todos tem no skoob)

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso ler A maldição do tigre s2
    http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir