quarta-feira, 8 de outubro de 2014

TOP 5 Wednesday: Personagens Femininas

Oi, gente!

Se você não conhece o Top 5 Wednesday, se trata de um grupo no Goodreads onde, todo mês, são postadas sugestões de Top 5 para cada uma das quartas daquele mês. Nessa quarta, dia 8 de Outubro, o tema da lista é: personagens femininas!

Foi até engraçado quando fiz a lista, pois primeiro pensei em quais seriam as personagens e elas me vieram na cabeça nessa ordem do post (que, aliás, não está em ordem de preferência). Depois eu me lembrei que eu já havia feito um Top 5 de personagens femininas preferidas em um caderninho meu, então fui checar para ver se tinha alguma de que eu tinha me esquecido. Eis que me deparo com exatamente essas cinco e na mesma ordem! Hahaha Então acho que estou bem certa quanto a essa lista. Vocês também poderão perceber que todas elas tem muito em comum, mesmo sendo de lugares e mesmo épocas muito diferentes.


ELIZABETH BENNET DE ORGULHO E PRECONCEITO

Sempre adorei Lizzie por ela ser uma garota decidida e muito à frente do seu tempo. Ela pode ser orgulhosa, mas esse traço de personalidade só a fez mais atraente para mim. Até porque quando se descobre errada sobre algo, ela admite, mas até lá defende sua visão e suas opiniões com argumentos fortes. Ela não é a garota mais sentimental do mundo e é bem realista, porém espera pelo homem pelo qual se apaixonará para então se casar. Adora ler e se divertir, e apesar de todas as restrições da sociedade, ela parece levar a vida que tem como ela quer.


HERMIONE GRANGER DE HARRY POTTER

Quando pequena, nos primeiros livros, Hermione era bem chatinha, mas quando começou a crescer e amadurecer, se mostrou uma garota incrível. Ela não só é muito inteligente, como é sensível e empática. Adora ler e obter conhecimento, é muito corajosa, leal e esperta e também tem opiniões fortes. Tudo isso sendo a garota nerd nem tão bonita da escola (no livro, né, porque Emma Watson...), aquela que se destacava apenas pelas boas notas.


KATNISS EVERDEEN DE JOGOS VORAZES

Essa é a personagem literária com quem mais me identifiquei na vida. Como o livro é em primeira pessoa, conhecemos bem a cabeça de Katniss, e me vi refletida em muitos pensamentos dela. Novamente, uma personagem com opiniões firmes, mas que se permite mudar de ideia. A revolta um tanto sutil, podemos dizer, contra o sistema que é forçada a aceitar, expressada de forma direta e muitas vezes impulsivamente é algo que adoro nela. Katniss também tem o costume de gostar e defender justamente aqueles que são excluídos ou menosprezados, nos quais ninguém acredita, pois ela enxerga que eles são as pessoas verdadeiramente gentis, confiáveis e inteligentes e é isso que mais importa. Ela segue seus princípios, mesmo que isso dificulte sua situação.


MORGANA DE AS BRUMAS DE AVALON

Mais uma personagem feminina muito forte, que exerce seu direito como ser humano de fazer o que bem entende de sua vida e de seu corpo, por mais que viva num período muito antigo, extremamente machista e religiosamente repressor. Sua postura e atitude se refletem em sua aparência de maneira que ela aparente mais poder e autoridade diante das pessoas. Ela segue seus princípios e o que acha certo, sempre em defesa da liberdade.


DAENERYS TARGARYEN DE AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO

Uma menina jovem e inocente, presa às vontades do irmão, pois era seu único parente vivo e próximo, mas que sofre e causa reviravoltas faraônicas no mundo em que vive. Mantendo a doçura e empatia de criança, Daenerys é forçada pelas circunstâncias a amadurecer muito rapidamente. Ela se adapta às situações da melhor maneira como pode e descobre e revela uma força de espírito imensa, que a faz se tornar uma verdadeira líder, conquistando não somente poder militar, como poder político e social.

Esse é o meu Top 5 de personagens femininas. Gostam de alguma delas? Qual seria o seu Top 5? Comentem! (:

4 comentários:

  1. AMO a personagem Daenerys, gente que mulher incrível!
    Também gosto da Hermione, acho uma personagem super bem construída e a Emma fez uma atuação maravilhosa. Adorei o top.

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro a Emma, mas eu acho que seria mais bacana se a Mione não fosse bonita hahaha Afinal, até o quarto livro, ela nunca se destacou pela beleza... Maaas, por outro lado, a Emma também mostra que pode ser linda E inteligente.
      Sem palavras para Dani, ela é surpreendente <3

      Excluir
  2. A Lizzie não podia estar de fora né? Amo/sou, diva, maravilhosa, musa, inspiração! HAHAHAHA
    Não sou fã de HP mas adoro a Hermione, queria ser igual a ela quando crescer. Também adoro a personalidade da Dani, de GoT.
    Ótimas escolhas :)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA Lizzie para presidente!
      Dani é um grande exemplo feminino literário <3
      Obrigada :D

      Excluir