quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Top 5 Wednesday: Livros Que Eu Não Esperava Gostar, Mas Gostei

Oi, gente!

Se você não conhece o Top 5 Wednesday, se trata de um grupo no Goodreads onde, todo mês, são postadas sugestões de Top 5 para cada uma das quartas daquele mês. Nessa quarta, dia 15 de Outubro, o tema da lista é: livros que eu não esperava que fosse gostar, mas eu gostei.
Como sempre, a lista não está em ordem, são apenas os 5 livros que escolhi na ordem que me lembrei.


A CULPA É DAS ESTRELAS DE JOHN GREEN

De tanto ouvir as pessoas falarem sem parar sobre este livro, eu peguei birra. Eu já "não gostava" dele antes mesmo de ter lido. No entanto, a curiosidade falou mais alto (e eu detesto estar por fora dos assuntos), então resolvi dar uma chance para o livro. E gostei! Foi uma surpresa imensa, porque o livro não é como as pessoas que falam dele fazem parecer. É dramático, sim, mas não de uma forma melosa. Eu imaginava que ele seria um Nicholas Sparks, mas não. O livro é divertido, engraçado e comovente. Recomendo que você, que tem as mesmas impressões que eu tinha, leia. Vai se surpreender.


ANJO MECÂNICO DE CASSANDRA CLARE

Parece difícil de acreditar que eu, a menina totalmente viciada nos livros da Cassandra Clare, que não para de falar sobre eles no blog e em todas as redes sociais, fosse colocar esse livro nessa lista. Para falar a verdade, não é que eu achei que não fosse gostar, mas sabendo que era um sobrenatural YA, fiquei com um pé atrás. Normalmente esses livros são bem clichês e bobinhos, e era mais ou menos o que eu esperava de Anjo Mecânico. Porém me surpreendi muito, pois apesar de alguns clichês, o livro é ótimo e, ainda assim, original. Me apaixonei pela trilogia toda.


MARLEY E EU DE JOHN GROGAN

Como eu disse no vídeo do Top 5 de Capas Feias, eu ganhei esse livro de presente de aniversário. Se não fosse por isso, eu jamais o teria comprado, porque não é o tipo de história que me interessa. Por isso, eu não esperava que fosse gostar dele, mas gostei. A história é cativante demais, engraçada e comovente. Sempre digo aqui no blog, esse foi o único livro na minha vida toda (até agora) que me fez chorar. E chorar mesmo. Meus olhos não ficaram apenas marejados, eles transbordaram a ponto de eu mal conseguir enxergar a página. É uma leitura que vale muito a pena para os amantes de animais, principalmente de cachorros (mas se o seu coração for fraco, talvez seja melhor não ler).


PALAVRA POR PALAVRA DE ANNE LAMOTT

Como o livro anterior, esse também não faz parte das categorias de livros que me atraem. Porém, como gosto bastante de escrever e queria dicas que de fato me ajudassem (porque essas dicas que se vê na internet são sempre as mesmas e já me cansaram), eu comprei esse livro. E não me arrependi. Apesar de muitas dicas serem aquelas que já ouvimos milhares de vezes, a autora as coloca de forma muito mais íntima e divertida, nos fazendo compreendê-las muito melhor, em um nível bem mais pessoal. Sem contar que a autora é louca e muito engraçada. Recomendo muitíssimo a todos que escrevem ficção.


A SELEÇÃO DE KIERA CASS

Certo, essa trilogia me irrita profundamente por causa de sua história supostamente distópica super mal desenvolvida. No entanto, fiquei surpresa ao perceber que estava gostando do romance. Eu terminei esse livro bem rápido e, logo em seguida, comprei os outros dois e os li rápido também. Então não há como negar que eu gostei do livro, mesmo com todos os defeitos, porque há partes realmente boas nele (mesmo com todo o clichê adolescente).

Esse é o meu Top 5 de hoje! O que acharam? Qual livro vocês acharam que não iam gostar, mas acabaram gostando? Comentem! (:

4 comentários:

  1. Oi Aline, como vai?
    Vi seu blog no grupo do facebook e vim conferir seu post. Devo dizer que adorei seu blog e passei a segui-lo.
    Sobre Marley & Eu: Também foi o ÚNICO livro que me fez chorar demais. Sou completamente apaixonada por animais e hoje em dia, eu sempre fico na dúvida sobre ler um livro que fale sobre eles, pois sofri tanto com esse livro. E o filme então, meu Deus! Me recuso a assistir novamente, de tão emocionada que eu fico.
    Bem, A Culpa é das Estrelas eu tive a oportunidade de ler antes de se tornar essa loucura toda, hahaha. E adorei.

    Beijão - Tão doce e tão amarga.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não suporto dramas com animais. Acho mil vezes pior do que com pessoas. Mesmo assim, não estava esperando a emoção que esse livro me proporcionou. Mas eu detesto o filme, achei que eles tiraram muito o foco do cachorro, sabe? Achei ruim.
      Que bom, talvez com essa euforia toda você nem tivesse dado bola pro livro, né?
      Muito obrigada, Thamiris! (:

      Excluir
  2. Sobre "A Culpa é das Estrelas", quando eu o li ainda não tinha se tornado viral na internet, mas depois de um tempo eu simplesmente não aguentava nem olhar a capa do livro por causa da quantidade de posts nas redes sociais sobre ele. Até que veio o filme, e eu me apaixonei novamente pela estória.

    Já, "A Seleção", eu até tentei gostar da maneira que a Kiera escreve, mas achei o livro muito mal desenvolvido, uma distopia que até tinha potencial se a estória tivesse sido melhor explorada, então abadonei a trilogia logo no primeiro livro.

    http://closetsecretodoeddie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu revirava os olhos a cada vez que lia um Okay? Okay. na timeline do Facebook hahahaha Eu gostei do filme também, achei que captou bem o clima do livro.
      Pois é, eu prefiro ignorar totalmente que a Kiera tentou - sem muito esforço - escrever uma distopia e fico só com o romance mesmo, porque ele é bom e eu gosto.

      Excluir