terça-feira, 28 de outubro de 2014

Blogagem Literária Coletiva | TAG #2: Livros ou Travessuras?

Oi, gente!

Esse é mais um projeto do qual resolvi fazer parte. Conheci através do blog da Gaby, Uma Leitora Voraz, e achei muito bacana. A ideia da Blogagem Literária Coletiva é que todos os blogs literários inscritos postem a mesma TAG. Comecei um pouquinho atrasada, pois este já é o segundo tema - em homenagem ao Halloween! Adorei. ♥

1. Livro Drácula: Os vampiros são caracterizados por sugar o sangue alheio, cite aquele livro que sugou todas as suas forças, deixando você sem ar.



Clube da Luta. Primeiro porque achei a escrita muito confusa, foi um pouco difícil de pegar o ritmo. Segundo porque esse livro me fez pensar muito e ainda faz, até hoje. E refletir sobre essa história é de gastar horas do seu dia. Hahahah

2. Livro Fantasma: É de consenso geral que os fantasmas existem nas histórias de terror para assustar e assombrar a todos. Comente sobre aquele livro que te assombrou durante muito tempo.



Nenhum livro nunca me assustou. Mas acho que se encaixa nessa categoria Eu Sou o Ozzy, autobiografia do Ozzy Osbourne, porque tem muitas partes realmente nojentas. E as imagens daquelas cenas ficaram passando pela minha cabeça... Eca.

3. Livro Lobisomem: Tal qual a licantropia que passa de mordida por mordida, cite um livro que você gostou tanto que indicou a várias pessoas.



Por mais difícil que seja convencer as pessoas a lê-lo, eu não me canso de recomendar A Guerra dos Tronos, de George Martin, simplesmente porque esse livro é fenomenal.

4. Livro Bruxa: Bruxas são famosas por jogarem feitiços e maldições nas pessoas. Portanto, conte-nos qual livro que te enfeitiçou, pode ser tanto de forma positiva quanto negativa.



As Peças Infernais me enfeitiçou da melhor maneira possível, tanto é que hoje é uma das minhas trilogias preferidas. Li Anjo Mecânico esperando uma história clichê e mediana, mas fui completamente fisgada. 

5. Livro Frankenstein: Infelizmente, o Frankenstein é aquele personagem o qual as pessoas julgam pela sua aparência aterrorizadora. Em sua homenagem, comente aquele livro que a princípio você julgou mal pela capa, mas ao ler você acabou gostando da história.

Juro que eu jamais julguei um livro pela capa. É claro que capas bonitas me chamam mais a atenção, mas eu nunca achei que um livro seria ruim porque a capa era feia. Eu acho que o título do livro tem um peso importante pra mim, porque se a capa for horrível, mas o título for interessante, eu terei vontade de ler a sinopse e, só então, eu vou julgar se acho que o livro parece ser bom ou ruim.

6. Livro Zombie: O Zombie é aquele personagem clássico que não dorme. Qual foi o livro que te fez ficar acordada a noite toda sem conseguir parar de ler?



Essa questão eu achei um pouco esquisita, porque zumbis são mortos-vivos que comem cérebros. Eles dormirem ou não é uma característica irrelevante. 
Mas enfim, eu escolhi o último livro que me fez ficar acordada até altas horas para terminá-lo, que foi A Desconstrução de Mara Dyer. Não sei nem dizer porque a história me prendeu tanto (apesar de eu adorar mistério e sobrenatural), mas é fato que fiquei lendo até as 4h da manhã (mesmo tendo aula de Francês às 9h30).

7. Livro Gato Preto: Essa é aquela lenda que você não sabe se acredita ou não e acaba ficando confuso. Sendo assim, fale daquele livro que te deixou confuso, sem saber muito bem como reagir a ele.



A Metamorfose, de Kafka. De início você sente que está entendendo tudo, mas de repente percebe que está é entendendo porcaria nenhuma. Eu acredito que é preciso ler esse livro mais de uma vez para compreendê-lo de fato. Como eu só li uma vez, o terminei bem confusa, principalmente em relação ao que eu absorvi dele e como reagir a ele. 

8. Livro Fogueira: A fogueira foi a causa das mortes injustas de muitas “bruxas”, assim como um símbolo presente em várias narrativas de horror. Conte sobre aquele livro que acendeu uma chama interior e te deixou pegando fogo de tanta raiva.



Hemlock Grove, de Brian McGreevy, foi um livro que me irritou muito. Demais. 
Primeiro, eu esperava que fosse uma história de terror sobre lobisomens. Não é de terror e lobisomens só aparecem em uma cena, no final.
Segundo, é um livro mega confuso, sem nexo, com exagero gritante de palavrões e machista. Nem sei porque me forcei a terminá-lo, devia ter largado logo na segunda página.

9. Livro Cavaleiro Sem Cabeça: Diz a lenda que o Cavaleiro que assombrava Sleepy Hollow perdeu a cabeça durante a Guerra da Independência dos EUA. Porém aqui o que faz perder qualquer parte do corpo são os livros, por isso, conte-nos sobre aquele livro que te fez perder a cabeça, ou seja, a compostura.



Acho que sou obrigada a dizer Os Instrumentos Mortais, porque essa série me conquistou de tal forma, que eu me sentia uma garotinha de 12 anos de idade de tão empolgada. Fangirl nível mais de 8000.

10. Livro Cemitério: O cemitério é um cenário clássico do Halloween e das narrativas de terror, ele é considerado um lugar terrivelmente calmo e silencioso, reservado para o sepultamento dos mortos. Para caracterizar o cemitério, cite aquele livro que você enterrou na sua estante, não terminou de ler ou nem mesmo começou, seja por ter esquecido ou por ter desanimado com a história.

A Sacerdotisa de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, é uma ótima escolha, porque ele nem mesmo está na minha estante mais. Ele é da minha mãe, na verdade, então voltou para a estante dela.
Eu adorei a série As Brumas de Avalon (o primeiro volume também era da minha mãe, mas peguei para mim hihihi) e quando vi A Sacerdotisa de Avalon aqui em casa, resolvi ler também. Comecei, mas não terminei. Talvez eu já estivesse cansada daquele universo, porque tinha acabado de ler os quatro livros de As Brumas de Avalon, mas perdi total o interesse, até hoje.

9 comentários:

  1. Ótima tag, também fizemos post de Halloween lá no blog, talvez te interesse. Boas escolhas! http://www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2014/10/criancas-mas.html

    ResponderExcluir
  2. Não conheço nenhum deles mais gostei das dicas :)








    Seguindo seu cantinho, te convido a conhecer o meu e seguir caso goste também! :)
    Um beijo,
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirando Hemlock Grove, pelos motivos listados, e A Sacerdotisa de Avalon, que eu não li, recomendo todos, valem a pena (:

      Excluir
  3. A Guerra dos Tronos <3 Amo muito! Nem acredito que daqui a pouco teremos o último livro, ainda nem terminei o segundo, rsrsrs.
    Cidade dos Ossos é amor em forma de livro!
    Clube da Luta parece ser um ótimo livro, ansiosa pra ler.

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só mais um? Achei que faltavam dois ainda... E eu também tô no segundo ainda hahahaha Mas adoro!
      Sem palavras para a Cassandra Clare, conquistou meu coração <3
      Clube da Luta é muito bom (:

      Excluir
  4. Olá
    que tag legal, gostei bastante das suas respostas e fotos. Quero muito ler Clube de Luta, A Descontrução de Mara Dyer e As Cronicas de Gelo e Fogo.
    Beijos.
    www.marcasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vinicius (:
      Esses livros são muito, muito bons, leia sim!

      Excluir
  5. Hemlock Grove, tanto o livro quanto a série, são terríveis e ainda não consigo acreditar em quem gosta daquilo (pessoas que gostam de sofrer com livros 'sem pé nem cabeça'?).
    Bem, eu já vi essa tag 'milhares' de vezes e só gostaria de saber se eu também posso fazer ela lá no meu humilde blog...
    No mais, nunca li nenhum dos outros livros, mas tenho muito interesso em Mara Dryer e o Clube da Luta.
    Enfim, adorei seu blog (seríssimo), estou seguindo, curtindo, stalkeando e tudo o mais!

    Até a próxima!

    Otávio Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FINALMENTE alguém que compartilha da minha opinião sobre Hemlock Grove! hahahahah Tudo bem que eu só vi o primeiro episódio da série, mas achei bem zoado (apesar de 'menos pior' que o livro).
      Poxa, muito obrigada! <3

      Excluir