domingo, 19 de outubro de 2014

A Desconstrução de Mara Dyer de Michelle Hodkin


Avaliação: ★☆ | 378 páginas; Editora Galera Record


Depois de meses querendo esse livro, eu finalmente o tenho e o li. Mesmo sendo um livro de tamanho médio, eu o acabei em apenas dois dias, porque o li com muita vontade e com muita curiosidade.
Mara Dyer é uma adolescente que sofre de estresse pós-traumático depois de sofrer um acidente em um desabamento, o mesmo que matou sua melhor amiga, seu namorado e a irmã dele. Ela não se lembra de como tudo aconteceu, mas é perseguida por alucinações e, com o tempo, percebe que é capaz de algo incrível: matar pessoas, ao mentalizar e desejar que elas morram.
Para tentar melhorar, Mara se muda com a família para outra cidade e começa uma nova escola. O que me decepcionou um pouco foi essa parte. Eu sabia que o livro era teen, mas não imaginei que ele fosse ser tão clichê nesse ponto. Mara logo atrai a atenção do garoto mais bonito, assediado e misterioso do colégio; cria inimizade com a menina linda e popular; e faz apenas uma amizade, com um garoto bem diferente do resto da turma. Esse drama adolescente me cansa, principalmente porque eu não consigo compreender qual a atração que as meninas sentem por garotos arrogantes que se mostram totalmente controladores. Também não entendo como uma menina pode parar de funcionar só porque um garoto bonito está perto dela. Não é uma simples batida mais forte do coração ou falta de ar. Não, elas perdem o cérebro. Isso é ridículo, por mais nova e inexperiente que ela possa ser.
Mas é claro que, ao decorrer do livro, o garoto bonito - neste caso, Noah - mostra seu lado mais sensível, atencioso e emocionalmente problemático, o que o torna mais charmoso. Eu confesso que a partir da metade do livro eu passei a gostar dele, mas não ignoro o fato dele ter sido imbecil antes e ter se transformado em um príncipe encantado, do nada.
No entanto, isso tudo não chega a ser tão irritante, pois o foco da história ainda é o mistério que envolve Mara e seus "poderes" estranhos. Eu pensava que o livro era do gênero terror, mas na verdade não há momentos muito assustadores ou tensos. Ele me pareceu mais voltado para o sobrenatural, com bastante mistério, sobre Mara tentando entender seus poderes e procurando ajuda, ao lado de Noah. Também há um suspense com teor levemente policial; há alguém ameaçando a família de Mara, pois seu pai é advogado em um caso de assassinato muito famoso na cidade. 
A história prende muito e eu queria terminar logo para poder entender o que estava acontecendo com Mara e o que aconteceria em seguida. O desfecho não revela muita coisa e é ainda mais intrigante. Eu estou doida para ler a continuação, A Evolução de Mara Dyer.


4 comentários:

  1. Eu estava mais ansioso pela leitura do livro antes de ler sua resenha, mas isso não é ruim. A sinopse passa a ideia de uma obra bem mais tensa, mesclando pesadelos com alucinações e toda essa coisa da Mara querer lembrar o que houve... Eu não sabia que a história se envereda para uma narrativa adolescente, e muito menos assim tão clichê; mas foi bom saber, assim não sou surpreendido e nem tenho minhas expectativas esfriadas. Meu interesse pelo livro ainda é imenso, e em breve vou comprá-lo também.

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esperava algo bem diferente, mas gostei do livro ainda assim. Acho que sou suspeita pra falar, porque eu amo suspense e mistério, e esse livro tem de sobra.
      Próxima compra de livros já vou comprar a sequência, estou super curiosa hahaha

      Excluir
  2. Estou de olho nesse livro já a bastante tempo, ouvi muuuuuitas críticas positivas sobre ele e pessoas que tem o gosto parecido com o meu adorando e indicando. Parece ser uma trilogia intrigante e bem narrada, espero comprar ainda esse ano mas... o dinheiro ta curto, vou pedir pro papai noel.
    Ótimo texto Aline.
    Beijo
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei meses só pra comprar esse livro, porque ele sempre está muito caro. Ainda consegui por um bom preço, na sorte. Agora estou de olho pra ver quando terá promoção do segundo hahahah
      Leia sim, acho que você vai gostar! :D

      Excluir