quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Palavra Por Palavra de Anne Lamott


Avaliação:  | 224 páginas; Editora Sextante


Eu não costumo ler livros não-literários, porque simplesmente não me interesso. Muitas vezes acabo entediada, por mais que eu goste do assunto abordado. No entanto, como gosto de escrever, dei uma chance para este em particular.
Pelo que me lembro conheci esse livro em um vídeo em que a Bruna Vieira comenta sobre ele. Isso foi há muito tempo, mas desde então eu o mantive na minha lista de "quero ler" do Skoob. Nem preciso dizer que ele ficou lá, meio esquecido.
Na Bienal, o estande em que mais comprei livros foi o da Arqueiro. Eu coloquei esse na minha lista da editora e a moça que estava me ajudando a encontrar os livros que eu queria bateu o olho nele, sem eu nem dizer nada, e foi buscá-lo pra mim. Ele estava apenas R$9,90 e ela o elogiou muito. Na hora de pagar pelos livros eu ainda fiquei na dúvida se o levaria mesmo... E acabou que levei.
Contei essa história toda porque esse livro me surpreendeu muito. Demais. Peguei por curiosidade para ler a primeira página e ver se tinha feito bom negócio e não consegui largar mais.
Palavra Por Palavra é um livro sobre escrita criativa. A autora é escritora e professora de escrita, e nesse livro dá dicas, fala sobre todo o processo, desde o momento em que tentamos escrever até o momento em que estamos prontos para publicar nossos textos. Para quem escreve, é muito fácil se identificar.
Um ponto muito bom, que me fez gostar, foi a própria autora. Ela escreve de forma descontraída, cheia de humor, com exemplos às vezes bem viajados, mas que se encaixam muito bem no que ela está querendo dizer. Ela também conta muito sobre a própria trajetória, seus medos, os obstáculos e as inspirações.
Eu aproveitei muito esse livro e o terminei com uma vontade avassaladora de escrever! E recomendo muito para todos aqueles que gostam de escrever e querem se tornar escritores. Ele me inspirou muito.



9 comentários:

  1. Só digo uma coisa: 5 estrelas aqui no seu blog valem muito! E se você as deu para esse livro, é porque ele realmente ajuda aspirantes a escritores em sua jornada.
    Acho que, além da sua resenha incisiva, é claro, o que mais me motiva a ler esse livro é essa frase na capa. "Colocar um livro pra fora" é algo muito complicado; desentranhar uma ideia bruta e lhe moldar, para que o resultado final seja o mais próximo possível daquele idealizado, é uma tarefa tão árdua que eu - escritor frustrado (quase um Kafka) - ainda não consegui terminar um livro sequer, sem desistir do enredo na metade.
    Lerei Palavra por Palavra, espero que ele me ajude nesse aspecto, e torço para que o livro tenha lhe inspirado a ponto de escrever um livro também - pelo menos eu leria (se você jurar que lê o meu depois, haha).

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, não sei se me sinto importante ou carrasco HAHAHA
      Esse livro foi mesmo muito bom pra mim. Assim que o terminei eu escrevi um texto, da maneira como a autora aconselhou - apenas escreva um primeiro esboço ruim - e me senti tão bem! Mesmo que eu leia agora e ache uma bosta, foi muito bom na hora hahahah
      Sei muito bem como é, tenho uns 3 livros parados ainda no começo. Tem um parágrafo de um dos livros que eu mais gosto que traduz muito bem a sensação de escrever, a meu ver:

      "(...) pois para Wells o ato de escrever se assemelhava muito a uma luta, uma batalha encarniçada contra uma ideia que resistia a ser capturada. Uma ideia que ele mesmo havia concebido, por outro lado; e isso era talvez o mais frustrante, a distância que subsistia sempre entre o resultado que obtinha com seu esforço e o objetivo que, embora de forma mais inconsciente que voluntária, estabelecera de antemão. A experiência lhe mostrou como aquilo que conseguia colocar no papel não passava de um pálido reflexo do que havia imaginado, e assim aprendeu a se conformar com que fosse cinquenta por cento pior que o original(...)"

      O livro é O Mapa do Tempo e, fica a dica, porque é bom demais. E você curte viagens no tempo também, né? Então vai gostar!
      E claro! Vamos trocar nossos livros um dia! hahaha

      Excluir
    2. Se sinta como um carrasco. Mas sabendo que julga baseando-se em argumentos concretos. Hahahah Aliás, isso é uma característica marcante do seu blog e até incomum entre os blogueiros literários - essa coragem de dar uma nota baixa até pra livros de muito sucesso... Tento fazer isso em meu blog também; mas não tenho tanto dom pra carrasco. xD
      Eu escrevi um texto hoje. Era pra ser um conto, mas eu comecei a gostar e fui desenvolvendo a história. Até que o mesmo bloqueio me ocorreu e tudo o que eu escrevia dali pra frente era uma bela merda. Estou precisando desse livro pra conseguir me importar menos com um texto ruim e aprender a utilizá-lo como suporte para poder escrever um melhor...
      O Mapa do Tempo está na minha lista há algum tempo e eu já escutei muitos comentários positivos acerca dele. Também gostei bastante do trecho destacado e percebi que preciso aprender a delimitar essa marca dos "50% pior que a ideia original" e me contentar com isso.

      Excluir
  2. Pesquisando o preço agora do livro! kkkk
    Eu tanto escrevo como sou professora de Português, então a escrita criativa tem me chamado mto a atenção há um tempo, pq pode me ajudar um pouco mais no meu trabalho e tb a desenvolver alguns pontos das minhas histórias com mais objetividade. Adorei esse post!
    http://livroarbitriodotco.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora de Português, que demais!
      Procura sim, porque esse livro é muito inspirador (:
      Obrigada!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    A temática do livro não me chamou a atenção, mas quem sabe futuramente eu leia-o...
    Gostei muito do seu blog, já estou seguindo!
    Abraços ^^.
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia esse livro!
    E olha que tenho vários sobre escrita.
    Adorei a dica!
    Abraços
    http://www.benoliveira.com/

    ResponderExcluir