segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Minha Arte: Clary e Jace


Oi, gente!

Há muito tempo não faço um post sobre arte e, principalmente, sobre artes minhas. Então hoje vou mostrar um pouquinho pra vocês dos meus últimos desenhos.
Eu sempre tive muito interesse em aprender a fazer arte digital, tanto que já tenho minha mesa digitalizadora há alguns anos. Infelizmente meu curso não possui essa disciplina (o que eu acho absurdo, porque é algo muito importante, mas enfim). No entanto, nas nossas aulas de desenho estamos fazendo algumas oficinas, ministradas por nós mesmos, alunos, para o restante da classe. Em uma dessas oficinas alguns colegas ensinaram o básico de pintura digital e apenas com isso tenho praticado bastante. E estou adorando! De repente tudo que eu desenho quero passar pro computador e colorir no photoshop. Hahahaha
Como eu estou lendo Os Instrumentos Mortais e amando (estou viciada, socorro!), tenho feito muitos desenhos relacionados à série. Se quiserem acompanhar, deem like na minha página no Facebook: AlineFraenkelArt. Sempre posto meus desenhos lá, desde o esboço, que é o que pretendo fazer nesse tipo de post também.


Esse é um esboço bem simples. Eu queria visualizar bem como eu imagino cada personagem (as anotações de cores de cabelos e olhos é para eu me lembrar quando for colorir). Com esses esboços fica muito mais fácil quando quero fazer outros desenhos desses personagens, pois já sei como eles são (na minha visão, claro). Também queria usá-los para treinar e experimentar na pintura digital.



Depois de prontos os esboços à lápis, eu sempre desenho por cima com caneta nanquim. Eu deveria ter escaneado os desenhos, para uma qualidade melhor, mas fiz eles em um sketchbook de capa dura, então seria um pouco difícil (e confesso que eu estava com pressa hahaha). Então eu tirei foto dos dois separados, abri no photoshop e editei o brilho e o contraste para a parte do papel ficar bem branca e as linhas bem fortes.


A partir daí o processo é todo digital. Não vou entrar em muitos detalhes, porque eu não sou uma expert no assunto, ainda estou aprendendo. Eu abri cada um dos desenhos no photoshop e, criando camadas, comecei a colorir.


Eu sempre nomeio as camadas direitinho, porque senão eu certamente iria me perder. Além das camadas de cor para cada pedaço do desenho, também adicionei duas imagens de textura: uma para o desenho todo e outra que recortei para aparecer apenas na jaqueta jeans. Para vocês terem uma ideia melhor, sem essas texturas o desenho estaria assim:


Fiz exatamente a mesma coisa nos dois, exceto que, para a Clary, eu coloquei uma textura para a jaqueta jeans e para o Jace eu coloquei uma textura para a camiseta. Os dois prontos ficaram assim:


São desenhos bem simples, mas gostei bastante do resultado, ainda mais por ser a primeira vez que faço algo assim. O primeiro desenho de todos que colori no photoshop foi outro, mas o processo é quase o mesmo, apenas a parte de luz e sombra que eu fiz de maneira diferente. Se vocês quiserem, posso fazer outro post desse mostrando ele.

Meu intuito com esses posts, além de mostrar um pouco do meu trabalho e estudo, é mostrar como eu faço meus desenhos, como curiosidade para quem não tem a mínima ideia de como é ou apenas tem interesse. Vocês gostaram? Gostariam de ver mais posts assim? O que mais vocês gostariam que eu falasse ou mostrasse? Comentem! (:

10 comentários:

  1. Olá Aline! Desde pequena desenhar sempre foi um dos meus Hobbies favoritos e tenho o hábito de praticar apenas para relaxar.
    Ultimamente tenho estado muuuuuito interessada em aprender pintura digital. Mas como tenho que aprender sozinha e do nada estou tendo que buscar bons tutorias dos confins do google rs. quem sabe um dia consigo? ;D
    Eu simplismente ADOREI a sua arte do Jace & Clary <3. Amo esse casal e fiquei totalmente apaixonada pelo seu desenho super fofo!
    Beijão! Ju,
    feitasdepapel.blogspot.com

    P.S.: A propósito se tiver curiosa olha aqui alguns dos meus rabiscos :D

    http://s1382.photobucket.com/user/classick3/slideshow/Inlustras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, eu sei como é foda ir atrás sozinha de tutoriais pra aprender. Eu conheço esse que é muito legal mesmo (é em inglês), se te interessar:
      http://www.ctrlpaint.com/ Ele ajuda bastante!
      Poxa, eu queria ver, mas o link não tá funcionando ):
      Também os adoro (principalmente o Jace, porque né hahahah). Muito obrigada (:

      Excluir
  2. "São desenhos bem simples," Sério que você acha isso? São ótimos, e complicados o bastante para que milhões de pessoas não consigam fazer - inclusive eu. Fui realmente surpreendido, ainda mais porque Os Instrumentos Mortais é a minha série favorita. Espero ver mais desenhos de outros personagens em breve. Você desenha muito bem, mesmo!

    http://blogityours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terminei de ler a série ontem e já é uma das minhas preferidas também! Eu praticamente só estou fazendo trabalhos inspirados nela nos últimos tempos hahahaha
      Muito obrigada mesmo! Eu fiz esses esboços de vários personagens, então ainda quero pinta-los. Quando estiverem todos prontos, eu faço um post novo com eles (:

      Excluir
  3. Demorei um pouco pra vir comentar nesse post, mas foi por uma razão justa - ou, pelo menos, era pra ter sido.
    Os seus desenhos me inspiraram; me deram vontade de desenhar também, então eu preparei todo o material - que no meu caso foram uma folha sulfite e dois lápis, um 2B e um 5B - e comecei a desenhar. O objetivo era vir comentar depois e mostrar como o desenho ficou, só que não deu certo. Hahahah
    Acho que nem por toda a motivação que um post possa transmitir meus desenhos se tornarão melhores. xD
    Quanto aos seus desenhos, além de inspiradores são realmente muito bons - mas eu já vi e elogiei outros desenhos seus e você sabe que sou um fã deles.

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que demais! Fico feliz de servir de inspiração! hahahaha
      Eu acho demais quando vejo desenhos que eu gosto muito de outros artistas e me dá essa vontade de desenhar também. Mas não pare! O desenho fica bom com a prática - clichê, mas é a pura verdade. Você não imagina a diferença que aulas de desenho fizeram na minha vida. Aliás, ótima ideia pra post hahaha
      Muito obrigada, Arthur! E quando precisar, é só dizer, que agora até digital eu tô fazendo! hahahah

      Excluir
  4. Amei seus desenhos! Sempre que vejo algum desenho de alguém, eu lembro da época que minha maior diversão na vida era desenhar. Até sonhava em ir pro japão, fazer meu próprio anime e ganhar dinheiro haha sonhava alto, né? Pq pra mim, desenho era mais do que uns rabiscos bonitinhos que eu fazia. Desenho tinha vida pra mim. Tinha história. Tanto é que eu depois de desenhar saia mostrando e contando a história dos desenhos pra minha mãe ou pra mim mesma haha
    Infelizmente, parei de desenhar há muitos anos. Tentei fazer curso de desenho, mas não gostei. Ai com o tempo eu simplesmente parei. Substitui o desenho pela escrita. Achei que as palavras também podiam dar forma às minhas histórias. De todo jeito, admiro muito quem sabe desenhar, pintar e tal (já fiz aula de pintura em tela, então tudo que é arte me fascina)
    Enfim, resumindo, amei! Continue sempre mostrando aqui seus desenhos, que vou amar vê-los!
    Mar,
    http://sonambulismoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas que pena que parou! Eu gosto muito dos dois, desenhar e escrever, mas cada um funciona como uma maneira diferente de me expressar, sabe? Eu adoro arte - tanto é que faço faculdade disso hahaha - em todas as formas.
      Muito obrigada mesmo! Vou postar mais, com certeza (:

      Excluir
  5. Meu Deus, Aline, tu desenha bem assim?!
    Amo desenhos, e sempre gostei de desenhar, mas não tenho técnica nenhuma e levo isso como um hobby, nunca quis me especializar na área. Vc tá de parabéns!
    http://livroarbitriodotco.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito obrigada!
      Continue desenhando mesmo assim <3

      Excluir