quarta-feira, 18 de junho de 2014

Alice in Wonderland: Edições e Livros Inspirados


Oi, gente!

Vou começar essa série de posts aqui no blog sobre Alice no País das Maravilhas. Como sou apaixonada por esse livro, também adoro tudo que envolve seu universo. Há milhões de coisas inspiradas em Alice e eu vou falar um pouquinho sobre algumas.
Nesse primeiro post falarei sobre algumas edições de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho e outros livros que se basearam de alguma maneira no clássico.

Algumas Edições

Essas são as edições que eu tenho, uma em português e a outra em inglês:



A edição em português, da editora Zahar, é comentada por Martin Gardner, estudioso considerado o maior especialista em Lewis Carroll. Suas anotações são extremamente interessantes e nos fazem compreender um pouco melhor a obra, pois há muitíssimas referências à época do escritor e, por incrível que pareça, à matemática (pouca gente sabe, mas Carroll era também matemático).
A edição em inglês, da editora Collector's Library, é versão de bolso de capa dura, que vem com essa jacket bonitinha.
Ambas possuem as ilustrações originais de John Tenniel.

Por ser um clássico muito conhecido, Alice já teve milhares de edições, com as mais variadas capas. Eu escolhi algumas das que mais gosto e considero mais bonitas.


Da editora ARX, a capa foi feita por Camille Rose Garcia, que possui outros trabalhos muito incríveis (confiram)!


Da editora Barnes & Nobles, capa dura. 
Não sou do tipo de pessoa que compra vários volumes do mesmo livro, mas com essas capas lindas dá vontade! hahaha

Livros Inspirados em Alice


Eu Sou Alice de Melanie Benjamin

"Nesse livro, Melanie Benjamim mistura realidade e ficção para contar como a menina de sete anos encantou o tímido professor de matemática Charles Dodgson, que assinava Carroll. Aos 82 anos, a personagem se diz cansada de ser Alice e relembra sua história repleta de alegria e fantasia." Skoob


O Lado Mais Sombrio de A. G. Howard

Alyssa, protagonista desse livro, é a tataraneta de Alice Lidell e sofre com uma maldição jogada em todas as mulheres de sua família; compreender e falar com insetos e plantas é apenas parte disso. Sua mãe já está no hospício e Alyssa corre o risco de logo lhe fazer companhia. Para quebrar a maldição, ela e seu melhor amigo Jeb partem para Wonderland - que realmente existe! - e, com a ajuda de um guia peculiar, atravessam o mundo e seus obstáculos a fim de consertar as coisas. Resenha


Em Busca de WondLa de Tony DiTerlizzi

"Eva Nove tem doze anos e sempre morou com Mater, uma robô azul-clara extremamente amorosa e maternal, em um abrigo subterrâneo ultratecnológico no planeta Orbona. Quando um estranho invade e destrói o lar que as duas dividem, a menina é obrigada a fugir para a superfície — um mundo que ela só conhece por meio de holoprogramas. Apesar do perigo, é a primeira chance que tem de perseguir seu maior desejo: encontrar alguém como ela, outro humano. Eva sabe que eles existem porque guarda um item valioso: uma ilustração de uma garotinha, um adulto e um robô, junto de uma estranha palavra: “WondLa”. A busca vai levá-la a descobertas que vão muito além de suas maiores expectativas, em uma jornada surpreendente, divertida e emocionante, que vai tirar o fôlego do leitor e inspirar muitos sonhos." Skoob

(Só eu que achei essa capa meio Star Wars? Sim? Ok)



Alice no País das Maravilhas (mangá)

"Todos conhecem a história de Alice e suas aventuras no país das maravilhas, mas você nunca a viu contada dessa forma!
Alice é uma garota curiosa e animada, daquelas que não conseguem parar quieta, sempre agitada e procurando diversão. Em um momento de puro tédio, avista um pequeno coelho com roupas olhando preocupado para seu relógio e murmurando que está atrasado. É claro que a jovem Alice - supercuriosa - persegue o bichinho e acaba caindo num buraco. E é assim que nossa protagonista vai parar em corridas sem sentido, festas do chá malucas, campeonatos de cróquete com flamingos e nas situações mais inusitadas!" Skoob

Vale comentar que esse mangá é inteirinho colorido!

E vocês, gostam de Alice no País das Maravilhas? Têm algum livro desse post? O que mais gostaram? Comentem! 

8 comentários:

  1. Amei esse post. Sou apaixonada pela Alice, meu aniversário de 15 anos foi baseado na história e mesmo eu não querendo a festa, quando meu pai sugeriu o tema fiquei super animada hahaa
    Eu tenho a edição de bolso da Zahar, de capa dura e é meu xodó! Amei essas edições da Barnes & Nobles! Eu adoro colecionar coisas e os livros da Alice e do Sherlock são os que eu pretendo ter várias edições diferentes enfeitando a estante, em inglês e português, porque são meus dois amores da literatura.
    Adorei sua edição em inglês também <3
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Festa da Alice não dá pra negar, né? hahahaha
      Sim, a edição de bolso da Zahar é linda também; todas essas edições da Zahar são maravilhosas, tenho o Peter Pan e dois do Sherlock, também adoro (: E estou querendo O Mágico de Oz e Corcunda de Notre Dame nessas edições!
      E estou pensando seriamente em começar uma coleção de Alices, viu hahaha

      Excluir
  2. Ola
    adorei o post e as capas dos livros que lindas as ilustrações
    algumas são bem coloridas...te espero no meu blog

    http://arianetorrezandesouza.blogspot.com.br/

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoro Alice!!! Quando fui comprar a versão de capa dura da Barnes e Noble de Orgulho e Preconceito não tinha mais a da alice se não teria comprado com certeza!!
    Legal, eu não sabia que o Lado mais Sombrio era inspirado!
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  4. Completamente apaixonada por essa capa da Camille Rose :O
    Eu já tinha ouvido falar de "Eu sou Alice", mas ainda não pude ler ):
    Parece incrível!
    Beijo, http://josyarruda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline,

    Realmente Alice é um livro lindo e adoro essas edições especiais. Eu tenho um livro ilustrado pela Camille Rose Garcia, Branca de Neve, e as ilustrações dela são incríveis mesmo.

    Dos livros inspirados, eu já ouvi muita gente falando sobre "O Lado Mais Sombrio" e tenho muita vontade de ler.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. "O lado mais sombrio" e "Atrás do espelho" são incríveis, tenho ambos. Mas, onde acho para compra a edição da Barnes & Nobles? i--i

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição rosa é vendida no Submarino (http://tinyurl.com/qbo7ukw). Tente procurar na Amazon ou direto em sites gringos que entregam aqui (tipo o Book Depository), talvez você ache a outra edição. (:

      Excluir