sexta-feira, 11 de abril de 2014

Sobre Erros #2


Oi, gente!

Vim falar de algo bem chato, mas que acho que pode servir de ajuda ou mesmo estímulo para alguns.
Comprar pela internet tem seus benefícios - como ter o produto entregue em casa -, mas também tem partes ruins, especialmente quando se trata de livros. Às vezes os livros podem vir amassados, coisa que já me aconteceu, mas confesso que não dei tanta importância. Primeiro porque não era nada grave e segundo porque eu morro de preguiça de pedir pra trocar. Sempre pensei no processo como algo difícil, enfadonho e demorado. E eu sei que muitas pessoas pensam assim também.
Pois bem, na minha última compra, que fiz pelo site da Americanas, eu pensei que todos os livros estavam perfeitos. Todos vieram lacrados. Só fui perceber que havia algo de errado quando enfim peguei o livro Belezas Perigosas para ler. Nisso já havia passado um mês desde a compra (porque eu comprei diversos livros que li antes desse). 
Eu estava lendo - super empolgada, porque estava gostando -, até que me deparei com isso:


Infelizmente, não parou por aí. Comecei a folhear para ver a situação do resto do livro e me deparei com várias páginas com problemas de impressão como esses:




Não sei se eu realmente fui a sorteada, mas aconselho que vocês deem uma bela olhada também no interior do livro que comprarem, especialmente se você comprou o Belezas Perigosas.

Como esse problema era muito grave (afinal comprei um livro que não tinha como ser lido!), fiquei muitíssimo chateada com a situação e imediatamente mandei um e-mail para a Americanas e para a Rocco, pois o erro de impressão é de responsabilidade da editora; a loja não teria como saber disso, pois o livro me veio lacrado.
Eu já estava nervosa, achando que a Americanas não iria querer me mandar outro (o prazo para trocas é de apenas 7 dias), quando recebi resposta de ambas, loja e editora, e as duas resolveram meu problema num piscar de olhos; a Americanas disse que iria abrir exceção ao meu caso e a Rocco pediu meu endereço e fotos do estado do livro. Mandei os e-mails no sábado, recebi as respostas na segunda e hoje mesmo (sexta) recebi os dois livros novos. Conferi e eles estão em perfeito estado.

O que quis dizer com esse post: verifiquem bem os livros que comprarem, principalmente pela internet, porque não temos como vê-los antes. E se vocês estão realmente insatisfeitos com o estado em que seu livro chegou, não fique com preguiça e peça para trocar ou para receber outro, ainda mais se for como no meu caso, que o livro estava inválido. O processo não é tão difícil quanto parece e a loja e a editora são muito competentes em te ajudar.

4 comentários:

  1. Primeiro deixa eu te dizer que o seu blog é lindo e que adorei a consideração que você teve pelo os seus leitores ao criar esse post. Parabéns!
    Quanto ao seu livro, eu realmente lamento o transtorno, pois imagino como deve ser virar a página ansiosa para saber o que acontece e de repente se deparar com erros terríveis como estes. Fico pensando como que a editora não percebe isso, estranho né?! Mas enfim, o importante é que agora você ganhou DOIS livros novinhos *--*

    Seguindo aqui, beijos.
    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Acho que esse tipo de toque é sempre válido.
      Então, a editora me disse que o eles checam por amostragem, ou seja, eles pegam um ou outro livro de toda a tiragem para verificar se tem algo errado. Eu fui mesmo a escolhida, viu! hahahah Mas como mandei e-mail avisando, com fotos e tudo, espero que eles prestem bem atenção nos livros agora.
      Sim! E ainda tenho um zoado, que posso usar pra fazer algo bem legal e artístico! hahahaha

      Excluir
  2. Já passei por isso algumas vezes. Em uma delas, eu havia comprado um livro da série d'O Guia do Mochileiro das Galáxias (não lembro exatamente qual era) que veio com um problema parecido com o seu, com páginas em branco e invertidas. Como o próprio livro já é meio maluco, fiquei na dúvida se era erro da gráfica ou se o autor tinha feito aquilo de propósito, só pra sacanear. Precisei perguntar pra vários amigos que já haviam lido o livro antes de ir trocar, no medo de ser só uma trollada do autor XD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH Pior que era bem possível, em se tratando do Douglas Adams. Mas que bom que conseguiu trocar, essa série é muito boa!

      Excluir