terça-feira, 29 de abril de 2014

Príncipe Mecânico de Cassandra Clare

Avaliação: 
[406 páginas; Editora Galera Record]

Esse é o segundo livro da trilogia As Peças Infernais, portanto se você não leu o primeiro - Anjo Mecânico - e não quer ler possíveis spoilers, aconselho evitar essa resenha.
Por enquanto este é meu livro preferido da trilogia, apesar de ser o com menos aventura. Ainda assim a história segue um ritmo calmo, sem entendiar o leitor. Há poucas cenas de ação, porém há muitos momentos de surpresa e revelações - inclusive do que está por trás do comportamento de Will. Confesso que entendê-lo melhor me fez gostar ainda mais dele, apesar de sentir um pouco de medo de ele mudar completamente de personalidade.
Jem também se mostrou um pouco mais. Sempre gostei dele por sua gentileza e bondade, mas também sempre o achei neutro demais. Nesse livro podemos enxergar outros sentimentos mais profundos nele, além da sua melancolia com o fato de estar à beira da morte.
Me pareceu que o intuito desse livro era se aprofundar nas personagens, todos elas. Nós conhecemos melhor cada um deles e isso permite uma ótima dinâmica; percebemos que Will, Jem e Tessa não são os únicos ali na história. Também há a aparição de novas personagens, como os irmãos Lightwood e outra surpresa no fim do livro.
A única coisa que eu não tinha gostado no primeiro livro se intensificou nesse de maneira alarmante: as citações totalmente desnecessárias. A cada linha aparecia uma frase de algum outro livro, em cada conversa entre Will e Tessa surgia inúmeros nomes de autores, livros e relações sem fundamento com personagens de outras histórias. Sem contar as diversas vezes em que eles se encontravam em situações tensas ou perigosas e paravam para lembrar de algum livro. 
Cassandra, eu já entendi que você gosta de livros e conhece-os aos montes, não precisa provar nada. Não é porque você gostou de mil livros que todos eles se encaixam na sua história. Porque de trinta citações feitas apenas uma é de fato relevante e faz sentido, mas a essa altura já estou tão sem paciência que ignoro.

Estou lendo Princesa Mecânica agora - o último da trilogia - e assim que terminar terá resenha aqui no blog!

3 comentários:

  1. Quero muito ler essa trilogia, ainda estou no penúltimo dos Instrumentos Mortais que é da Cassandra Clare tbm! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo ler Os Instrumentos Mortais também! Estou super empolgada, porque gostei muito do filme e dessa trilogia :D

      Excluir
  2. Oiii Aline, te indiquei em uma tag chamada Feitiços de Harry Potter lá no blog.
    Espero que responda <3
    Beijos!!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2014/04/feiticos-de-harry-potter-tag.html

    ResponderExcluir