quinta-feira, 3 de abril de 2014

Filmes Que Prefiro Aos Livros


É de conhecimento geral que as adaptações cinematográficas muitas vezes não são fiéis aos livros em que são baseadas. É comum ouvir - e ter a opinião - de que o livro agrada mais às pessoas, porém não é impossível de se encontrar filmes que gostamos mais do que dos livros. A lista de hoje é sobre essas exceções!

O Diário da Princesa


Originalmente uma série gigantesca de livros escritos pela famosa Meg Cabot, O Diário da Princesa virou filme em 2001. É um filme adolescente daqueles bem gostosinhos de ver e engraçados. Conta com a ilustre atuação da linda Anne Hathaway como Mia, que se mostra uma garota diferente e carismática - ao contrário da personagem no livro, que é apenas uma nerd apagada.
Comprei o primeiro livro da série num impulso infantil e como li quando muito novinha não me lembrava mais de nada. Resolvi reler, porque esse é um filme que eu realmente gosto e percebi que o livro é bem fraquinho; tanto não gostei que até já me desfiz dele. A história sofreu algumas alterações que acho que só melhoraram o desenrolar do enredo (como o fato do filme começar com o pai dela morto e então a verdade sendo revelada a ela).

Chocolate


Chocolate é originalmente um livro escrito pela autora Joanne Harris e virou filme em 2000. Como sempre gostei demais do filme, quando recentemente descobri que era baseado em um livro, corri atrás dele para ler. E apesar de terem o mesmo nome e os mesmos personagens, as histórias são bem diferentes. Muitas das situações são as mesmas, mas há tantas mudanças no enredo que são praticamente duas histórias levemente parecidas.
O que me fez gostar mais do filme, principalmente, foram os personagens; eles me pareceram mais reais e complexos na adaptação. Não que o livro seja ruim - pelo contrário -, mas gostei mais da abordagem que deram no filme. O passado da vida de Vianne, por exemplo, me pareceu mais mágico na adaptação, o que deu um tom mais misterioso ao seu dom e seu trabalho.


Hannibal


Hannibal é o último livro da série de Thomas Harris que conta a história do  famoso serial killer canibal e virou filme em 2001. Como adoro os filmes, fiquei muito interessada nos livros e esse foi o único que consegui até então.
Para começar, o filme é incrivelmente leve se comparado ao livro, que é repleto de cenas fortes e palavrões. O Hannibal do livro é realmente ofensivo em algumas partes, algo que vai de encontro a outra característica marcante dele (que é um dos motivos que o fazem um dos meus personagens preferidos de filme): sua extrema educação e bons modos. 
Os dois maiores motivos que me levam a preferir o filme são: Anthony Hopkins, porque ele é um ator maravilhoso e, ao meu ver, esse cara nasceu para interpretar o Hannibal; e o final. Até o diretor do filme achou o final do livro totalmente sem sentido e resolveu mudar completamente. Foi a melhor ideia que ele poderia ter tido e melhorou muito o desfecho da história.


Peter Pan


Originalmente um livro infantil escrito por J. M. Barrie, primeiro tornou-se a famosa animação de 1953 (que eu nunca gostei) e em 2003 - também através da Disney - virou filme.
A história do menino que não queria crescer é famosa, portanto foi constantemente modificada ao longos dos anos. Porém o filme segue um pouco mais fiel ao livro, quanto a cenas e situações, que outras adaptações.
Eu, particularmente, gostei mais do filme porque ele não é tão infantil quanto o livro. Enquanto no original o autor se preocupa com a relação das crianças com as mães, a adaptação se foca no romance entre Peter e Wendy, ponto de que mais gosto na história (sou apaixonada por romances) e inexistente no livro, afinal eles são apenas crianças.
O Peter do filme é um tantinho mais maduro que o do livro, portanto ele é mais meigo e mais dedicado à Wendy e sua arrogância se torna carismática. No original ele é um garotinho malandro que, apesar de mostrar cuidados especiais com Wendy, não se importa muito com nada e chega a ser irritante.
Outra coisa que me faz gostar mais do filme é o final. Para ser sincera, os dois finais são iguais (apesar do livro estender um pouco mais), mas o do original me passou um sentimento de tristeza muito grande, enquanto o do filme me pareceu mais feliz, apesar de tudo.


Essa é a minha lista - pelo menos por enquanto. E vocês, qual filme vocês gostam mais do que do livro? Podem confessar! Hahahaha

11 comentários:

  1. Eu tenho o livro Chocolate, mas ainda não li, em compensação o filme já e vi e gostei bastante, deu até vontade de assistir novamente.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, super concordo com o Diário da Princesa, eu li até o 7o, quando eu tinha meus 13,14 anos. Nem lembro mais. E quando isso acontece é porque o livro nem era lá grandes coisas haha Mas eu aaaamo o filme, só acho que a sequencia meio que não tem nada a ver.
    O resto não sei opinar pois só vi ou li eles haha

    Um beijo,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem passei do primeiro, mas não me fez falta hahahah E é mesmo, a sequência do filme não é tão boa.

      Excluir
  3. Achei que eu era a única que achava - em certos casos - que o filme era melhor que o livro. Parabéns pelo post.

    www.s-almeida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pensei que fosse a única; pessoal adora reclamar dos filmes hahahaha

      Excluir
  4. O Diário da Princesa também prefiro o filme, achei os livros tão fraquinhos que não passei do segundo. Ainda não li Chocolate, mas o filme entrou para minha lista de "quero ver" do filmow há algum tempo. E quanto a Hannibal: MEU DEUS ESTOU LOUCA POR ESSES LIVROS, ME DAAAAAA? hahaha, ok, parei. Mas, sério, preciso muito ler. Eu vi apenas o Dragão Vermelho dos filmes, mas decidi que quero ler os livros antes de assistir aos outros, só que está muito difícil de achar.
    Gostei do post, adoro cinema e livros :)
    Beijo

    www.cecismaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu consegui o meu Hannibal por sorte, era o único que tinha, único volume, versão de bolso. Pelo menos foi mais baratinho hahaha Porque até dá pra achar os livros, mas são caros demaaais ):
      Eu já vi todos os filmes e adoro todos! A Origem do Mal é um pouco mais chatinho, mas vale pra saber da história do Hannibal.

      Excluir
  5. O unico desses do qual eu já li o livro e assisti o filme foi o Peter Pan !
    Também prefiro o filme, sempre que passa eu assisto rs '

    ♥Doce garota amarga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apaixonada por esse filme, lembro que quando fiquei sabendo que iria lançar eu fiquei doida e fui no dia da estreia assistir no cinema hahaha (:

      Excluir
  6. Aliiiine! Te indiquei em uma Tag lá no Blog.
    Espero que responda, é bem grandinha mas bem legal de responder, juro.
    É a Tag Palavras Cruzadas.
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2014/04/tag-palavras-cruzadas.html
    Espero que goste!
    Beijos <3 <3 <3

    ResponderExcluir