domingo, 30 de março de 2014

Sussurro de Becca Fitzpatrick

Avaliação: 
[264 páginas; Editora Intrínseca]

Sussurro é um romance YA sobrenatural - um gênero que não me atrai muito, mas como sempre ouço muita gente falar sobre ele fiquei curiosa (e as capas são bem bonitas, algo que realmente chama a atenção). É uma história repleta dos clichês mais maçantes do gênero YA, porém ainda assim conseguiu me prender até o fim.
A história segue do ponto de vista de Nora, uma adolescente que vive apenas com a mãe (que convenientemente tem um trabalho que a obriga a passar semanas longe de casa), pois o pai morreu assassinado anos atrás. De repente, na escola, ela se vê obrigada pelo professor de biologia a sentar-se junto de um aluno novo misterioso: Patch. De imediato ela sente que ele representa perigo e, apesar de achá-lo maravilhosamente lindo, tenta resistir ao charme do rapaz, enquanto ele praticamente a persegue, insistindo em irritá-la (reconhecem essa premissa?).
Como na maioria dos YAs, Nora é uma personagem bem apagada. Achei ela mais atrativa que as de outras histórias, mas ainda assim nada de especial (tanto que quando comecei a escrever a resenha eu não lembrava por nada o nome dela... Mas o do Patch eu lembrei). Seguindo o mesmo costume, Patch é um a se lembrar, pois tem personalidade e se mostra interessante.
A maior parte das cenas e situações é incrivelmente forçada; quer dizer, Nora troca insultos com uma menina da classe, que sai pelo portão principal da escola, e para não seguir o mesmo caminho que ela a protagonista escolhe andar completamente sozinha, no meio da noite, através de um túnel mal iluminado. E quem ela encontra? Patch, é claro. Que apesar de exalar perigo e amedrontar a garota, ela se deixa levar por ele, pois o instinto sexual parece ser maior que o de sobrevivência. Não faz muito sentido para mim.
O que eu realmente achei bom nesse livro foi o suspense. O desenrolar e a revelação final foram bem desenvolvidos e realmente nos faz querer acompanhar a história para saber o desfecho. Algumas coisas ainda ficaram sem explicação, mas como se trata de uma série, imagino que mais pra frente haverá outros mistérios.

O segundo livro da série se chama Crescendo e eu ainda estou em dúvida se lerei ou não.

19 comentários:

  1. Não tenho o hábito de ler sagas... a única que li com paixão na época foi a de Crepúsculo (loucura)... rs. Mas já ouvi várias blogueiras elogiarem a série Hush Hush e fiquei bem interessada em saber mais detalhes. Ainda não me decidi se irei iniciar a leitura... Bjos.
    http://liza-pink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou de Crepúsculo e gosta do gênero em geral, você provavelmente vai curtir (:
      Eu também tinha dúvidas sobre começar, então eu procurei pelo pdf e li os dois primeiros capítulos. Como achei bacaninha, comprei para terminar. É um bom jeito de descobrir se quer mesmo ler.

      Excluir
  2. Eu sou apaixonada por essa saga ♥ A Nora muitas vezes me irrita, mas mesmo assim, ainda gosto dela haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nora pra mim não fede nem cheira, sabe? Hahahaha

      Excluir
  3. Oi Aline!
    Gosto muito dessa saga, e não consegui parar de ler quando peguei o primeiro livro, e apesar de ter gostado muito, concordo com o que disse com relação aos clichês.
    Ótima resenha :)

    Beijos!

    Fernanda | Imaginação Literária
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/ (Passa lá ^-^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clichês podem ser bons ou ruins, acho que se esse tipo de história funciona pra você, você vai sempre procurar por livros parecidos mesmo (:
      Obrigada!

      Excluir
  4. Humm, sabe que eu também não gosto muito de YA Sobrenatural, apesar de já ter lido uns bem legais no gênero, mas não é um livro que eu vá correndo comprar...
    Ainda não li esta série, na verdade não li nada da autora ainda, hehe.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, de vez em quando, por curiosidade, eu vou atrás de ler um livro desses, mas foram pouquíssimos os que eu realmente gostei. Porém nunca se sabe, né? É bom estar sempre aberto a outros gêneros :D

      Excluir
  5. Oie!
    Comprei a coleção completa de Hush Hush ano passado e ainda não li. Na época eu estava morrendo de vontade de conhecer a história, mas acho que esse sentimento foi embora. Ainda tenho curiosidade para ler e saber porque a série é 8 ou 80: você ama ou odeia.
    Uma pena que o livro tenha te decepcionado um pouco =( Não sei se, nesse caso, você deveria continuar a série.

    Mil beijos!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não me decepcionou, porque eu já imaginava que seria assim, afinal segue a mesma fórmula de 98% dos YAs hahahah Mas, é, não acho que eu vá continuar mesmo... E é por essas e outras que eu não compro séries de uma só vez, compro o resto apenas se gostar mesmo do primeiro.

      Excluir
  6. Eu gostei bastante desse livro Aline, já li a série inteira. Vou confessar a você que teve muitas partes que eu achei bem cansativo, principalmente essas briguinhas dela com a menina da sala dela.
    Blog: http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, passei por alguns momentos de irritação ao ler... hahaha

      Excluir
  7. Adoro sagas e essa é muito bem falada pelos blogs que eu leio sobre livros, mas ainda não consegui me apegar nas resenhas que li sobre pra comprar :(
    Beijos ;*

    http://girlbeinggeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também ouvi falar muito bem, mas... Normalmente quando se trata de romances YA minha opinião é totalmente contrária hahahah

      Excluir
  8. Adorei esse livro, devorei ele em dois dias mas não terminei de ler a saga, apesar de ter o segundo livro e querer comprar o terceiro çç
    Quem sabe mais pra frente eu leia.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Amei seu blog, muito lindo.
    Posso dizer que em algumas partes concordo com você, mas
    esse é um estilo que eu gosto, então eu gostei do livro kkk
    Mas também não dei cinco estrelas, esperava mais.

    Bjs*-*
    Poliana Araújo
    Território das Garotas
    twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim, o gosto também é algo que conta. Eu naturalmente já tenho um pé atrás com esse gênero hahaha

      Excluir
  10. Ai Aline, gosto tanto desse livro... Mas entendo seu ponto dde vista e até concordo com algumas coisas. A Nora é meio apagada no primeiro livro mas ganha destaque no segundo.
    Amo o Patch <3
    Bem, só li os dois primeiros até agora.
    Beijos lindona <3
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu também gosto dele, porque ele ao menos tem personalidade hahahah Mas como eu comentei ali em cima, gosto é um ponto importante também na hora de falar sobre um livro. Se você gosta do gênero, vai gostar da história independente de qualquer coisa.

      Excluir