quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

TAG: O Primeiro e o Último


Oi, gente!

Fui indicada para essa TAG pelo Arthur do blog DiscoDiVinil (obrigada!) e ela é sobre o primeiro livro que li na vida e o último que li. Também há 5 perguntas para responder e devo indicar outros 5 blogs para responderem a TAG.

Primeiro Livro


Corro o risco de ser clichê e repetitiva, mas de fato o primeiro livro "grande", sem nenhuma imagem, com uma história mais desenvolvida, de que me lembro ter lido é Harry Potter e a Pedra Filosofal. Uma amiga minha na 3ª série me falou sobre o livro e fiquei tão curiosa que assim que cheguei em casa pedi para meus pais comprarem pra mim. A partir de então comecei a acompanhar a saga, que se tornou uma de minhas séries favoritas. Releio todos os sete livros sempre.

Último Livro


O último livro que li foi o clássico infantil Peter Pan. Apesar de já conhecer a história, eu nunca a havia lido. Gostei do livro, mas confesso que gosto mais do filme (de 2003). O final me pareceu um pouco triste demais...

PERGUNTAS

1 - Já comprou algum livro pela capa?
Sendo bem sincera, eu nunca compro um livro apenas pela capa. Quando uma capa me chama bastante a atenção, eu leio a sinopse e se o livro me interessar, eu compro. Se não, não importa o quanto a capa seja bonita, eu não vou gastar dinheiro com ele.

2 - Gosta da literatura brasileira?
Confesso que leio pouco, mas gosto. Se tiverem alguma sugestão de livro nacional atual, deixem nos comentários!

3 - Tem o costume de ler e-books? Por quê?
Não. Raramente eu leio livros em pdf, só quando são livros que eu imagino que eu não vá gostar tanto, mas estou curiosa. Se eu ler um pedaço e gostar, eu compro o livro físico para terminar de ler.

4 - Prefere ler sagas ou livros únicos?
Não tenho preferência, embora eu não leia muitas séries (o primeiro livro tem de ser realmente interessante para que eu continue a ler).

5 - Já deixou ou esqueceu de fazer algo de tão concentrado que estava em uma leitura?
Já troquei horas de sono por horas de leitura, como a maioria dos leitores, mas apenas isso, eu acho...

Indicados


E quem mais quiser responder a TAG, sintam-se à vontade! Se quiserem deixem o link das suas respostas nos comentários.

6 comentários:

  1. Você pediu livros nacionais atuais, mas os que citarei não são tão recentes assim; entretanto, nem por isso são ruins:
    - Dragões de Éter (É o único atual da lista. Trata-se de uma trilogia, mas acho o primeiro livro suficientemente interessante para que você continue a leitura).
    - O Homem que Calculava (Se você gostar de matemática, vai amar esse livro; agora, se não gostar, melhor nem começar a ler).
    - O Grande Mentecapto (É excelente. Relata as desventuras de um viajante parecido com Dom Quixote - em termos de inocência e loucura - e consegue mesclar bem elementos trágicos e cômicos).
    - Noite na Taverna (É curtinho, dá pra ler em um dia e depois poder falar que pelo menos um clássico nacional você leu).
    - O Escaravelho do Diabo (Este é o que mais lhe recomendo, caso ainda não tenha lido. É uma trama policial em que os detetives tentam descobrir quem é o assassino que deixa sempre, em cada local do homicídio, um escaravelho cujo nome científico dá uma pista de como será o próximo assassinato. - Isso não é spoiler, haha).
    Enfim, espero que se interesse por um destes.

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedi atuais pra ninguém me indicar livros clássicos que eu já conheço (tipo Noite na Taverna hahaha)
      Já ouvi falar muito desse O Homem Que Calculava, mas é, eu detesto matemática. hahahaha
      Dragões de Éter é nacional, jura? Só ouvi falar o nome, mas sempre falam bem, vou procurar esse! E acho que conheço O Escaravelho do Diabo, vou procurar também!
      Muito obrigada pelas indicações (:

      Excluir
  2. Gostei dessa Tag, ainda não tinha visto ela, gostei das respostas.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aline sua linda! Desculpa o atraso pra responder a tag.
    Adorei ser indicada e adorei responder as perguntas.
    Obrigaada!!!
    Aqui está o post: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2014/02/tag-o-primeiro-e-o-ultimo.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu não lembro qual foi o primeiro livro que eu li :O
    Graças ao blog estou tendo oportunidade de conhecer muitas obras nacionais incriveis, acho que se tivesse que indicar alguns,pensando bem rápido, seriam:
    - O segredo de Eva : Adriana Vargas
    - Procura-se um marido: Carina Rissi
    - Antes tarde que mais tarde - Liana Cupini

    Vi que sugeriram Dragões de Ether, eu tenho a trilogia há mais de um ano e ainda não tive tempo de ler :O

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil de lembrar, né?! O primeiro que me vem à cabeça, sempre, é HP, porque me marcou muito.
      Muita obrigada pelas sugestões! Vou procurar por eles (:

      Excluir