quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

TAG: 10 Livros Que Me Marcaram


Oi, gente!

A tag de hoje eu importei lá do Facebook. Está rolando essa "corrente", na qual as pessoas tem de listar 10 livros que a marcaram de alguma maneira, pelo motivo que for. Resolvi trazer aqui para o blog, principalmente, porque gostaria de estender um pouco essa tag; não só vou listar os livros, como vou explicar o motivo pelo qual eles me marcaram. Acho mais interessante, não é?

1. Harry Potter de J. K. Rowling


Poderia ter escolhido apenas o último, As Relíquias da Morte, mas a verdade é que a série inteira significa muito para mim. São livros que acompanhei dos 8 aos 15 anos de idade e ainda hoje releio todos os anos. Eu me envolvi profundamente com a história e adoro as mensagens implícitas (tenham elas sido pensadas ou não pela autora).

2. Desventuras em Série de Lemony Snickett


Foi recentemente que li os livros pela primeira vez e me apaixonei de imediato. O humor irônico do escritor é um dos pontos que mais me atrai, mas uma coisa que acho maravilhosa nessa série é que os irmãos estão sempre unidos. Mesmo entre brigas e desventuras, eles sabem que o importante é estarem juntos. E sempre que eles tem algum problema, a primeira coisa que fazem é pesquisar em livros - acho isso um estímulo de leitura, tendo em vista que é uma série infanto juvenil. Quero muito que meus filhos, no futuro, leiam essa série.

3. Razão e Sensibilidade de Jane Austen


Sou completamente apaixonada por Orgulho e Preconceito, mas devo admitir que Razão e Sensibilidade me marcou mais, pelo simples fato de, na época em que li, eu ter acabado de passar por uma situação parecida com a de Marianne. Nesse livro, também, é exposto o contraste entre a razão e a emoção e a busca pelo equilíbrio. É um assunto que mexe comigo, pois sou uma pessoa muito sentimental.

4. Fahrenheit 451 de Ray Bradbury


Um mundo que vive no escapismo. Uma garota diferente que questiona tudo e observa o mundo de um jeito tão sincero. Descobrir todo o universo de conhecimento que existe em pequenos conjuntos de papéis impressos, que continuam em nossa mente, não importa quanto tempo passe. Esse é um livro bem filosófico e me identifiquei com muitas das ideias transmitidas por ele.

5. Romeu e Julieta de William Shakespeare


Dois amantes intensos em seus sentimentos, desafortunados, que buscam sua felicidade junto ao outro, não importam os obstáculos. Lembro-me de um professor de História que disse: "E tem gente que ainda pensa que Romeu e Julieta morreram. Não... Eles se imortalizaram". Eu sou uma pessoa incrivelmente romântica e essa história é o ápice do romantismo. Não teria como eu não amá-la. Foi a primeira história que considerei como preferida minha.

6. O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder


Ganhei esse livro de Natal há muitos anos. Imagino que tenha sido em 2005 ou 2006, pois junto dele ganhei o cd A Fever You Can't Sweat Out do Panic! At The Disco. Eu li o livro todo ao som desse cd, que não saía do meu aparelho de som. Um sempre me lembra o outro e ambos me trazem aquela sensação nostálgica. O Mundo de Sofia conta a história da Filosofia, assunto de que gosto bastante, portanto abriu minha mente para muitos questionamentos e pensamentos.

7. Madame Bovary de Gustave Flaubert


Apesar de pensar que o livro poderia ter metade das páginas que tem, pois muito do escrito ali não é relevante para a história, gostei muito desse livro por motivos bem pessoais. Li na época do cursinho e minha professora de redação, ao me ver lendo, comentou como o livro era bom, perguntou se eu estava gostando. Várias vezes, nas aulas seguintes, ela me chamou de "Madame Bovary" - não muito legal, mas foi engraçado. Hahaha

8. Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho de Lewis Carroll


Eu adoro tudo referente ao universo de Alice. Adoro as duas histórias. Adoro o desenho da Disney (sempre foi um dos meus preferidos; o vhs estava até meio estragado). Adoro os jogos da EA Games: American McGee's Alice e Alice: Madness Returns (já zerei os dois zilhões de vezes). Adoro a maioria das ilustrações que fazem de Alice. Não adoro o filme do Tim Burton (o que é muito estranho tendo em visto que adoro Alice E os filmes do Burton), mas gosto dele. Enfim, eu adoro Alice.

9. Crepúsculo de Stephenie Meyer


Gostando ou não hoje em dia, o fato é que a primeira vez que li Crepúsculo e Lua Nova eu gostei de ambos. Eclipse e Amanhecer nunca gostei, aliás o último foi um martírio ler. O motivo por ainda tê-los na minha estante, por mais que eu já tenha tentado reler e não tenha aguentado passar da metade, é que eles são extremamente nostálgicos para mim. Li quando tinha 14 anos e eles ainda trazem essa aura daqueles anos e gosto disso.

10. Treze à Mesa de Agatha Christie


O livro que me fez perceber como eu gostava do gênero policial e que me levou a ler muitos outros. É engraçado, pois eu o li em um dia - o livro é pequeno, tudo bem, mas na época (isso foi há muuuito tempo) eu não tinha o hábito de leitura que tenho hoje em dia, portanto foi um grande feito, especialmente porque eu só o estava lendo pois ele fazia parte da matéria da prova de português do dia seguinte. No fim das contas eu li rápido porque estava muito curiosa, pois estava adorando a história! Hahahah

E quais foram os livros que mais te marcaram e por quê? Respondam a TAG! 

6 comentários:

  1. Sou louca para ler todos esses! Principalmente o restante de Harry Potter pois só li o primeiro até agora, também quero ler Treze à mesa porque já tenho aqui a bastante tempo.
    Desventuras em série é um dos meus filmes favoritos e tenho certeza que amarei os livros.
    Acredita que não li a saga Crepúsculo ainda? Da autora só li A Breve segunda vida de Bree Tanner e gostei bastante, quero muito ler a série mesmo não gostando da Bela.
    Beijos linda, amei o post e essas fotos dos livros estão lindas!!
    Gaby
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Quis fazer algo personalizado ao invés de só colocar as capas dos livros.
      Eu não recomendaria Crepúsculo, mas se gostou de outro livro da autora, talvez goste da série. Acho sempre válido ler para formar sua opinião.
      Todos os outros, leia! São livros maravilhosos! (:

      Excluir
  2. Amei a tua lista.
    Muitos destes eu tenho muita vontade em ter/ler *-*
    Foi impossível ler esse post sem ter um sorriso estampado no rosto

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! E procure lê-los, são livros muito bons (:

      Excluir
  3. Adorei o post, ainda pretendo ler alguns deles *-*
    As fotos são de sua autoria também, né? Lindas!

    Já estou seguindo o blog!

    Beijos,
    http://patriciapinheirotextos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir