sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Peter Pan de J. M. Barrie

Avaliação: 
[256 páginas; Editora Zahar]

A história do menino que nunca quis crescer é conhecida mundialmente, mas um dia me deparei com o fato de que, apesar de conhecê-la, eu nunca a havia lido. Com essas edições lindas de bolso da Zahar, não precisei pensar duas vezes e comprei o livro.
Peter Pan e a Terra do Nunca são conhecidos por todas as crianças, que a visitam em seus sonhos. Quando Peter aparece na casa de Wendy, Miguel e João, os três não resistem a acompanhar o menino - voando! - até aquela terra mágica, repleta de piratas, índios, animais selvagens e fadas.
Pode parecer até besteira, mas o livro é realmente infantil. Nos deparamos com tantas versões que, apesar de ainda serem direcionadas às crianças, tem detalhes mais adultos ou maliciosos. O foco do livro não é o romance entre Peter e Wendy - até porque ele não existe. Peter é uma criança, ele não tem sentimentos tão elaborados, principalmente quanto ao amor. Ele de fato trata Wendy de forma respeitosa, mas ela não escapa de seu desdém. 
Aquele jeito arrogante e ao mesmo tempo inocente que achamos tão charmoso em Peter, na verdade, é bem irritante e ao mesmo tempo nos faz sentir pena.
Sinceramente, fiquei um pouco transtornada com o desfecho do livro; me pareceu muito triste! Não sei se por se tratar de uma história infantil eu esperava um final mais feliz ou se eu simplesmente me acostumei com os finais mais alegres que deram à história nas novas versões. Mas no fim Peter acaba completamente sozinho e Wendy, seus irmãos e os meninos perdidos, todos crescem e vivem uma vida ordinária, sem acreditar mais em mágica, pois se tornaram adultos.
O livro é bem gostoso de ler, a história é divertida, mas não consegui me livrar dessa sensação ruim de tristeza. E apesar do livro ser bom, eu ainda prefiro o filme (de 2003).

Um comentário:

  1. Do jeito que sou manteiga derretida com histórias tristes e nostálgicas acho que iria passar o livro todo chorando!
    Achei liiiinda essa edição da Zahar mas acho que não vou comprar esse livro. Gosto da história e todo o mais mas estou dando prioridade aos livros que estão na fila de desejados a mais tempo.
    Adorei a resenha!
    O filme é perfeito *-*
    Beijos lindona!
    Gaby,
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir