domingo, 29 de dezembro de 2013

Feita de Fumaça e Osso de Laini Taylor

Avaliação: 
[384 páginas; Editora Intrínseca]

Encontrei esse livro por acaso, me interessei pela sinopse e comprei. Quando comecei a ler, me pareceu ser um livro bem bacana, eu estava gostando bastante. Porém ele me decepcionou muito.
Para começar, a protagonista, Karou, estuda em uma escola de Artes. Eu faço Artes Visuais, então me identifiquei muito e me diverti lendo sobre seus cadernos de desenho, suas aulas com modelos vivos e tudo mais. 
Karou é uma personagem interessante, cheia de tatuagens esquisitas, cabelo azul, independente e um tanto curiosa.
Eu imaginava que se tratava de uma aventura fantástica; a história é repleta de criaturas sobrenaturais e mistérios. Fiquei curiosa sobre tudo e a tensão aumentava cada vez mais... Até que, na metade do livro, tudo mudou.
De repente, o livro se tornou um romance. Entre dois personagens que, ao meu ver, não combinam em nada. Nem pelo fato das raças, eles só não tem nada a ver um com o outro e, apesar da atração entre os dois se dar de uma forma convincente e tranquila, eu não conseguia imaginá-los juntos.
Um dos maiores erros da autora, na minha opinião, é que ela deixou para revelar TODA a história da metade pro final do livro. Ou seja, enquanto eu estava empolgada no começo, curiosa sobre os seres e os acontecimentos, da metade para a frente, apesar de tudo estar sendo explicado, eu me senti entediada.
De uma suposta aventura, cheia de batalhas, mistérios, poderes sobrenaturais, a história se transformou em um romance trágico. Não que eu não goste de romances trágicos, mas não era o que eu esperava do livro e, nesse caso, achei enfadonho.

Pela brecha no final do livro, eu imagino que o segundo volume da série talvez contenha toda a ação que eu esperava nesse livro. Mas, convenhamos, se você quer que alguém leia a série que você escreveu, você deve fazer um bom primeiro volume. Eu não sou do tipo que lê um livro regular e vou atrás do resto para ver se melhora; se o primeiro é ruim nem tenho vontade de ler o segundo. Confesso que fiquei com uma curiosidade masoquista de ler o próximo, apenas para conferir se enfim a história se torna aquilo que eu imaginava que seria. Mas, se eu realmente for ler esse livro, não será em breve. 

Um comentário:

  1. Não li nenhum desses, mas assisti Jogos Vorazes e Em Chamas, mas quero muito ler, obrigado pelas dicas :)

    Eu já li e acho o melhor da série pelo motivo de ser o namoro deles e tal! Seguindo seu blog e curti a fan page! :)

    www.queridovintage.blogspot.com.br

    ResponderExcluir