quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Fahrenheit 451 de Ray Bradbury

Avaliação: 
[216 páginas; Círculo do Livro]

Há anos desejando ler esse livro, sinto que ele veio parar em minhas mãos no momento certo. Minha identificação com ele foi tão forte que não pude dar menos de 5 estrelas.
Apesar da história não ser muito desenvolvida - eu acho que o autor poderia ter mostrado mais do mundo em que Montag vivia e explicado algumas coisas - ela tem uma simplicidade tão profunda e marcante, que me fez achar o livro maravilhoso.
Trata-se de uma distopia, escrita na década de 50, que conta a história de Montag, um bombeiro. Nesse tempo futuro (não se sabe ao certo qual o ano, mas é após os 90), os bombeiros existem não para apagar o fogo, mas para causá-lo. É proibido a posse de livros e eles são os responsáveis por queimá-los quando os encontram em alguma casa.
Montag se encontra em uma crise existencial. Conhece personagens muito interessantes e peculiares, que enxergam o mundo de uma forma completamente diferente da usual naqueles tempos. Ele próprio começa a se corroer com dúvidas e sente muita curiosidade de saber o que um livro contém e porque eles são considerados tão perigosos.
É um livro repleto de reflexões, que me fez sentir diversas sensações diferentes. Muito do que foi escrito encaixava bem com meu próprio modo de pensar ou me fez pensar melhor sobre o assunto. Os personagens são interessantes, alguns muito cativantes (eu gostei tanto da Clarisse!), e a trama segue um enredo coerente, cheio de descobertas. É uma leitura que eu recomendo a todas as pessoas.

PS.: O nome do livro - Fahrenheit 451 - é referente à temperatura da queima do papel. Todos os bombeiros, na história, usam o número em suas fardas.
Há um filme, de 1966, baseado no livro, que eu ainda pretendo ver.

4 comentários:

  1. Oi Aline! Depois que li 1984, de George Orwell, fiquei com muita vontade de ler outros clássicos distópicos como Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451. Sua opinião desse último aumentou ainda mais minha vontade! :) Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. Estou pra ler 1984 (até comprei já) e Admirável Mundo Novo, quero muuuito! Fahrenheit 451 é um livro maravilhoso, leia sim! (:

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline!
    Esse livro já está na minha lista de leitura há muito tempo! Depois de ler 1984 procurei por outras distopias e essa me chamou a atenção. Parabéns pela resenha, vou parar de adiar a leitura desse livro! Haha

    Grande abraço!

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia já! É bom demais! hahaha Se você gosta de distopias vai gostar bastante desse livro ((:

      Excluir