sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Depois dos Quinze de Bruna Vieira

Avaliação: 
[200 páginas; Editora Gutenberg]

Não acompanho o blog Depois dos Quinze, mas há algum tempo acompanho o canal no YouTube da Bruna Vieira e a acho uma garota muito fofa. Fiquei curiosa para ler o que ela escreve e - confesso - fui atraída pelas capas super bonitinhas dos seus livros.
Esse livro é uma coletânea de contos e crônicas, muito bem escritos, que me fizeram experimentar uma nostalgia enorme. Quando eu era adolescente também tinha o hábito de escrever textos assim (embora a Bruna seja muito mais otimista; eu era mais revoltada, hahaha).
Talvez, para uma pessoa mais velha, esse livro seja muito enfadonho, pois é repetitivo, sempre falando as mesmas coisas sobre os mesmos assuntos, repleto de frases clichês. Porém, para uma garota nessa faixa etária, eu imagino que deva ser ótimo ter alguém que consiga traduzir seus sentimentos para textos. Há muito com o que se identificar e, mesmo eu sendo mais velha, consegui aproveitar o livro.
Teve apenas uma coisa de que não gostei: o último conto. Ele é um pouco mais longo, com uma história mais desenvolvida. E é completamente nada a ver! Vários detalhes pontuais estragaram toda a veracidade que poderia haver na história. Desculpe se é um "spoiler" (já fica avisado), mas como assim você descobre lá pro final do conto que o garoto que a menina namorava terminou com ela porque teve que namorar a melhor amiga dela, que é rica, pois o pai é político e está em época de campanha eleitoral?! E mais! Como assim o melhor amigo dela, com quem ela se envolve, roubou dinheiro dos pais e ao invés de ir para um intercâmbio na Inglaterra, foge para São Paulo?! E engravida uma garota, que aparece na cidade do interior onde ele mora, procurando por ele?! Sério??? Isso foi demais pra mim! hahahaha Sem contar todos os acontecimentos friamente planejados pela autora para deixar a história mais emocionante (quais as chances de, justo quando você está na fossa, aparecer alguém te convidando para viajar pra praia no meio no ano letivo? E em dois segundos - sim, no mesmo dia! -  você estar de mala pronta e ir?)
Foi um terrível desfecho para um livro muito gostoso de ler. Como também comprei De Volta Aos Quinze, que é um romance ficcional escrito pela Bruna, eu realmente espero, de todo o coração, que não seja TÃO ficcional a esse ponto. 

Um comentário:

  1. Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog: toobege.blogspot.com.br . Beijinhos e espero você lá também *0*

    ResponderExcluir