sábado, 14 de dezembro de 2013

Anna e o Beijo Francês de Stephanie Perkins

Avaliação: 
[432 páginas; Editora Novo Conceito]

Já li e vi muita gente comentando muitíssimo bem desse livro. Fiquei super curiosa e apesar de não esperar absolutamente nada, pois ele parecia simplesmente outro romance adolescente clichê, eu comprei.
Eu tenho uma relação de amor e ódio com esse tipo de livro. Eu gosto, mas não de qualquer um. Em várias resenhas as meninas diziam também ter expectativas baixas, mas que foram surpreendidas. Sinceramente, o livro não é ruim como eu poderia esperar que fosse. Também não é nada de tão incrível como dizem. Enfim, eu achei que esse livro foi incrivelmente superestimado.
É um livro gostoso de ler. A história se desenvolve bem, sem pressa. O romance não surge e acontece do nada. Anna e St. Clair se conhecem, se tornam amigos, e os sentimentos vão amadurecendo com o tempo. O obstáculo que os impede de ficarem juntos é convincente e bem estruturado.
Porém, como na maioria dos livros adolescentes, a protagonista tem uma personalidade muito fraca. St. Clair, mesmo repleto de problemas, é atraente e cativante. Anna, por outro lado, não tem absolutamente nada de interessante. Por que uma garota dessa chamaria atenção?! A única coisa que ela tem de particular é gostar de cinema, mas nem disso ela entende muito. Aliás, várias vezes ela se mostrou ignorante até demais em alguns assuntos, isso foi muito irritante.
Uma das partes atraentes da história (um dos motivos que me fez ter vontade de ler, inclusive) é o cenário; Anna passeia por Paris, conhece seus pontos turísticos, e muitas vezes acompanhada de St. Clair, que apaixonado como é por história, sempre tem algo a dizer sobre os locais.
O final é o momento mais fofo de todo o livro (pra não dizer o único) e talvez seja a parte de que mais gostei. Certamente me apaixonei por St. Clair e,  apesar de não entender porque ele gostaria da Anna, torci por eles durante todo o livro.

PS.: Pra você que gosta de romance adolescente, principalmente quando ele se passa em Paris, tenho uma mega dica: talvez já tenha ouvido falar do filme Lola, com a Miley Cyrus, certo? Primeiro, não perca tempo com ele, é péssimo. Porém ele, na verdade, é um remake de um filme francês chamado LOL. Confiram o original, garanto que vão gostar (sou apaixonada por ele ♥).

6 comentários:

  1. Eu tenho uma certa curiosidade em ler o livro, não tenho muitas expectativas porque pelas inúmeras resenhas que eu li sobre ele eu sei que a história não é nada inusitada.
    Mais, pelo visto e gostosa de se ler apesar de ser fraca em algumas partes, espero que futuramente eu o leia.
    Beijos.
    http://detudoumpoucodany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não é o melhor livro da minha vida, mas passei um tempo bom lendo ele. (:

      Excluir
  2. Eu gostei muito desse livro, ele é bem clichê mas o St. Clair é totalmente apaixonante, também achei a Anna bem sem sal, mas o st. clair deixa tudo bonito rs

    http://teoremasdeana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ele devia ser o protagonista hahahah

      Excluir
  3. Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro e outros da Stephanie Perkins. Sempre ouvi inúmeros elogios mas depois da sua resenha, vou ficar com um pé atrás.
    Nós do Lit queríamos te avisar que te indicamos no nosso primeiro Selo! Passa lá pra conferir: http://bit.ly/1iYhicW

    Um beijo,
    Literatura ao Contrário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, é um livro bacana, mas as pessoas têm superestimado ele demais. Mas é sempre bom ler para formar sua própria opinião.
      Ah, muito obrigada pela indicação! (:

      Excluir