terça-feira, 8 de outubro de 2013

Lista #2 Filmes Que Deveriam Ser Livros


Muitos dos filmes que vemos são baseados em livros. Sempre presto atenção nos créditos iniciais para ver se aparece a tão famosa frase "based on the novel by", já pensando que, se eu gostar do filme, irei atrás do livro.
E quando o filme é incrivelmente bom, mas não foi baseado em livro algum? Me dá aquela curiosidade enorme de imaginar a história escrita; como seriam descritas algumas cenas, como eu provavelmente imaginaria se não tivesse as imagens já construídas para os meus olhos...
Resolvi listar alguns filmes que eu gosto bastante e que imagino que dariam ótimos livros (e percebi que é um tanto difícil pensar em filmes que não foram baseados na literatura).

♦ A Origem (Inception) 


A Origem é um filme estadunidense de ficção científica, do ano de 2O1O. O filme mostra uma equipe, liderada por Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), que decide trabalhar numa missão para, através dos sonhos, penetrar na mente do filho de um importante empresário, a fim de convencê-lo a dividir o império herdado do pai. 
A ideia foi desenvolvida durante 1O anos pelo diretor, produtor e roteirista Christopher Nolan. Se você já viu o filme, sabe da complexidade do enredo, portanto não me surpreende ele ter passado tanto tempo elaborando a história. Imagine então um livro contendo toda essa ideia incrível? Certamente seria um ícone do gênero e eu aposto que o adoraria tanto quanto o filme. E provavelmente estaria entre os meus livros preferidos.



♦ Rindo à Toa (LOL) 


LOL é um filme francês, do ano de 2OO9. Escrito e dirigido por Liza Azuelos, ela afirma ter se baseado em fatos reais.
Pouco gente conhece, mas provavelmente já ouviu falar da versão americana, de 2O12, com a Miley Cyrus. Sério, é PÉSSIMO, além de desnecessário, já que eles não adaptaram quase nada; as falas são praticamente as mesmas. O original francês tem toda uma aura diferente e mais natural.
Lola tem 15 anos e adora passar o tempo com suas amigas. Quando volta das férias e reencontra Arthur, seu namorado, ele diz ter traído ela. Lola termina com ele e acaba se apaixonando por seu melhor amigo, Maël. Enquanto isso, passa por um relacionamento conturbado com a mãe, que se preocupa até demais com o que a filha anda fazendo.
A história não parece muito inovadora, mas ser francês muda muita coisa. É verdade! Paris é uma cidade maravilhosa, francês é uma língua lindíssima e os personagens são naturais. Achei muitos dos atores bonitos e não é aquela "beleza" forçada. Além de tudo, temos uma visão de uma cultura completamente diferente da qual estamos acostumados, tanto aqui no Brasil, quanto a que importamos o tempo todo dos Estados Unidos. 
Esse filme me encantou e eu o considero um dos meus preferidos. Se fosse um livro então...! Lola e Maël estariam entre meus casais favoritos. ♥

♦ Piratas do Caribe 


Piratas do Caribe é uma série de filmes de aventura - que todo mundo conhece, então dispensa apresentações. Pelo que dizem por aí, a ideia dos filmes foi baseada num jogo chamado Monkey Island.
Imaginem uma trilogia de livros dessa história? O enredo poderia ser trabalhado com mais detalhes e aprofundamento, seria incrível! E Jack Sparrow seria um dos personagens literários mais aclamados da atualidade (se bem que aí não teríamos o maravilhoso Johnny Depp...). Depois ainda teria um "extra", com a história do quarto filme. Eu não duvido que faria sucesso e eu adoraria ler! Já imagino os quatro livros gigantes, marrom e dourado, com a caveira e o navio nas capas... 


♦ American Horror Story 


American Horror Story é um seriado estadunidense de terror, que estreou em 2O11, e já tem data marcada (essa quarta-feira, dia 9) para a estreia de sua terceira temporada (que estou doida para ver, parece que será boa!).
Particularmente, eu gosto bastante da primeira temporada, mas detesto a segunda. Então, nesse caso, eu imagino que a primeira poderia ser um livro interessante.
Na primeira temporada acompanhamos a família Harmon se mudar para uma casinha com um passado turbulento; inúmeras mortes aconteceram ali. E a casa perturba seus novos moradores, revivendo suas antigas histórias trágicas.
Sinceramente, a história é um pouco vaga demais. Talvez, se fosse um livro, ela pudesse ser melhor desenvolvida, com muitos detalhes (já que o seriado conta com um número enorme de personagens).
Tate Langdon e Violet Harmon seriam outro casal que eu adoraria na literatura. Tate é um garoto problemático e muito mais complexo do que é mostrado na série (e, para falar a verdade, eu sinto que ele foi o personagem mais bem construído do seriado inteiro). Num livro poderiam explorar esse potencial gigantesco para criar um personagem incrivelmente marcante.

Esses são os filmes - e seriado - que consegui me lembrar de que gosto e que não são baseados em livros. O que acharam?
Tem algum filme ou seriado que você goste que acharia interessante ser transformado em livro?

6 comentários:

  1. Olá. Eu gostei do seu blog e já estou te seguindo! Me segue também? Me seguindo, seu blog será adicionado à Minha Lista de Blogs e será visível aos meus duzentos visitantes diários. Basta você comentar dizendo que está me seguindo para eu te acrescentar.

    Sucesso!

    www.teoriasdoleaodamontanha.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o filme "Os Outros" tem toda uma essência própria de livros (Sabe aquele filme das crianças que não saem ao sol, que moram numa casa 'assombrada').
    Acho que com mais alguns detalhes e mais ação daria um ÓTIMO livro, com toda certeza.
    Muito bonito seu blog e ótima postagem :)

    Marcos Túlio - http://teorialiteral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, você tem razão! Não me lembrei desse filme, acho ele muito bom! Daria um belo livro de suspense e terror (:

      Excluir
  3. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada mesmo pelo comentário! Me dedico ao blog, pois amo o assunto e é bom ver que as pessoas gostam.

      Beijos! (:

      Excluir
  4. Acho que eu seria a pessoa mais feliz do mundo se Piratas do Caribe fosse uma série de livros. *-* Sou apaixonada por estes filmes! <3

    Já estou seguindo seu blog. Adorei! Beijos!
    Elieny Brandão.
    Depois do Para Sempre

    ResponderExcluir