quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ilustrações - Brett Helquist

Oi, gente!

Hoje venho com o primeiro post de uma "série" que pretendo manter aqui no blog, na qual apresentarei alguns ilustradores de livros que gosto.
Para começar, hoje o post é sobre Brett Helquist, ilustrador americano de livros infantis. Ele foi responsável por todas as capas e ilustrações internas da série Desventuras em Série.

Minha capa preferida ♥

Pouca gente se interessa pela série, o que eu acho uma pena, porque a acho realmente incrível. São livros infantis, porém sinistros, com uma narrativa carregada de ironia (Lemony Snicket, sou sua fã). Infelizmente ainda não terminei de ler (parei no livro 7), porque eu li todos emprestados e eu não conheço ninguém que tenha o resto. Mas eu ainda pretendo comprar.

Voltando às ilustrações, Brett Helquist tem uma identidade artística muito forte; é fácil reconhecer seus desenhos.
Além da capa e de páginas inteiras, a cada novo capítulo há uma pequena ilustração acompanhando o texto da primeira folha, como essas:


Uma das coisas de que mais gosto na ilustração do Helquist é a forma como ele preenche e cria sombras, com traços em várias direções. Acho que esse é um dos pontos mais característicos dos seus desenhos.


Essas ilustrações são feitas com lápis grafite. 
Helquist também faz pinturas e achei interessante mostrar o processo (as imagens de exemplo são dele mesmo, porém ilustrações de uma personagem de outro livro).

Primeiro, Helquist faz um sketch (esboço).


A partir desse esboço, ele trabalha o desenho, com traços mais marcantes, ainda com o lápis grafite. Ele utiliza um papel "rough" (que possui textura) da marca Arches. É um tipo de papel grosso, bom para pinturas.


Então ele começa a pintar. Primeiro ele faz uma base de tinta acrílica misturada com um pouco de água. A partir daí, no próximo passo, ele trabalhará as cores.
A técnica de que se utiliza para harmonizar todas as cores é usar a mesma tinta do fundo e do vestido, para criar as sombras no cabelo e na pele. Ele também usou a cor do fundo para fazer sombras na blusa. 


Ele passa uma camada fina de tinta acrílica, de um tipo fosco, translúcido, que diminui o brilho e dá mais destaque para as cores. Ele finaliza a pintura com tinta a óleo, se utilizando da técnica de pincel seco (na qual se usa um pincel de cerdas duras, tirando o excesso de tinta antes de dar as pinceladas, criando um efeito com "falhas" que permitem entrever as cores da primeira camada).


E este é o resultado que, particularmente, acho lindo! 

Não só os desenhos são bonitos, como eu acho que eles capturam totalmente o clima da história. Não imagino nada diferente do que ele fez para ilustrar Desventuras em Série.


O que acham das ilustrações dele? Vocês tem algum ilustrador de livros de que gostam bastante? Deixam nos comentários suas sugestões!


*As imagens foram retiradas do site oficial do Brett Helquist. O processo de desenho e pintura - tanto as ilustrações como a explicação - eu retirei e traduzi do blog do próprio Brett Helquist.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário