sexta-feira, 20 de setembro de 2013

TAG: Livros Que Mais Gosto


Oi, gente!

Fui indicada para a TAG de hoje pelo blog Mais Uma Página.

As regras são:
  • citar a pessoa que o indicou;
  • citar os 10 livros que mais gostou;
  • indicar 10 blogs para fazer o mesmo;
  • avisar aos indicados.

Achei um pouco difícil fazer essa lista - tem muitos livros que eu gosto! Escolhi os meus amados desde sempre e os mais marcantes.

Eu não vou colocar sinopse nem resumir a história deles, senão esse post vai ficar mais imenso do que já será, mas deixarei o link do Skoob de cada um, caso vocês queiram saber melhor. (:

*Os livros não estão em ordem de preferência*




Uma história que sempre esteve entre as minhas preferidas. Adoro muitas histórias do Shakespeare, mas essa foi a primeira que li e a que mais gosto. Romance trágico e intenso - isso é tão a minha cara! E há tantas falas maravilhosas nessa peça! Amo-a do começo ao fim! ♥


Nota: Sou extremamente apaixonada pelo filme Romeu + Julieta, de 1996 (sim, com o Leonardo DiCaprio, esse mesmo) e recomendo!









Primeiro livro da Jane Austen que li e meu preferido até hoje. Romance de época (adoooro) que, mais do que tudo, é uma crítica social. E possui um dos meus casais preferidos do mundo literário: Elizabeth Bennet e Mr. Darcy.

Nota: Gosto do filme tanto quanto gosto do livro. Acho a adaptação maravilhosa. Também recomendo.






Ouvi falar desse livro diversas vezes na época do colégio, mas só depois de formada resolvi ir atrás de ler e adorei. Outro livro repleto de belas frases.
Gosto muito da maneira como o Wilde escreve, porque me identifico com todo o seu sarcasmo e ironia.

Nota: O único filme que vi foi o mais recente (de 2OO9). Depois de ler o livro, tentei assistir a ele, mas não consegui passar dos 1O minutos. É um filme bom, mas que não tem lá muito a ver com o livro.



Clássico do terror que, apesar de ser escrito de uma maneira que eu detesto (em forma de diários), me prendeu do começo ao fim, em escala crescente. 
Vampiros não são minhas criaturas sobrenaturais preferidas, mas eu gosto bastante. A riqueza de detalhes a que dá atenção Bram Stoker é incrível e Van Helsing é um dos personagens mais incríveis da literatura, na minha humilde opinião.

Nota: Ainda não vi nenhum filme do Drácula, mas pretendo ver o de 1992 (aquele mesmo com o Keanu Reeves e com o maravilhoso Anthony Hopkins como Van Helsing - PRECISO ver!)






Como Shakespeare, Poe é um dos meus escritores preferidos desde sempre. A primeira obra dele que li foi O Gato Preto, na escola (aliás, todos os meus professores de Português pareciam gostar desse conto, reli em muitos anos e escolas diferentes em que estudei). A segunda foi O Corvo, um dos meus poemas preferidos até hoje. Poe consegue criar um clima tenso e enigmático com uma escrita simples. Gosto tanto que minha escrita sofreu uma grande mudança, inspirada nele, alguns anos atrás.

Nota: Adoro demaaais essa versão de The Raven feita pela banda Omnia. Dá até arrepios! 




Eu tenho dois livros da Alice. Escolhi esse porque adoro essa edição, é linda demaaais! ♥ A outra edição que eu tenho é aquele livro maior, de capa amarela, com comentários. Ambos tem as ilustrações originais.
Sou extremamente apaixonada por essas histórias e por absolutamente tudo do universo de Wonderland. É um lugar  fofo e maluco, combinação perfeita! hahaha São histórias divertidas e sem noção. Outro livro que amo desde sempre.

Nota: O desenho da Disney é muito bacana. Pra quem não sabe, ele mistura elementos das duas histórias. Já assisti, também, à uma versão antiga (não me lembro de que ano é) de Alice Através do Espelho, que achei muito boa.





É claro que não poderia faltar na minha lista o famoso Harry Potter. Acho que já ficou claro que sou apaixonada por essa série. Foi realmente difícil ter que escolher apenas um para fazer parte da lista, porque tenho dois preferidos: O Prisioneiro de Azkaban e As Relíquias da Morte. Escolhi o último porque, na minha opinião, é o mais emocionante de todos. Por ser o final, ele é intenso.

Nota: Qualquer dia faço um post sobre os filmes. Por ora só vou externar minha paixão pela Parte 1 e meu desgosto extremo pela Parte 2.








Acho que todo mundo já está cansado de ouvir falar nesse livro, mas é porque ele é realmente muito bom. O estilo do Zusak, pelo menos nesse livro (foi o único do autor que eu li), é um tanto diferente, por isso nem todo mundo gosta. Eu tenho um fraco por histórias que se passam na época do nazismo e achei sensacional a maneira como o autor abordou o tema.

Nota: #Status aguardando ansiosamente a estreia do filme nos cinemas em 2O14!





Pensei muuuuito antes de comprar esse livro, porque ele custou 5O reais. Mas eu estava tão interessada na história que resolvi levar. E valeu muito a pena! Hoje considero um dos meus livros favoritos, veja só. O livro é dividido em três contos, todos ambientados no mesmo cenário e com pelo menos um personagem em comum: H. G. Wells, o famoso escritor de A Máquina do Tempo. A primeira história foi tão surpreendente (fiquei muito chocada), que isso me seguiu pelos dois outros contos. Eu ficava em dúvida sobre tudo! hahaha
Recomendo esse livro!





Jô Soares é uma figura polêmica; uns amam, outros odeiam. Eu acho que, como escritor, ele começou muito bem e foi enfraquecendo a cada livro.
O Xangô é o melhor livro dele e é repleto de pontos que eu considero positivos: o personagem principal é o Sherlock Holmes, acompanhado, é claro, pelo Dr. Watson; os dois vem resolver uma série de assassinatos no Brasil de 1886 (história de época... serial killers... adoro!); além de suspense, o livro é uma comédia.
Outro livro dele que eu também gosto é Assassinatos na Academia Brasileira de Letras. Não é melhor que o Xangô, mas é bom. As Esganadas, o último que ele lançou e que eu li, é um pouco mais do mesmo e deixou muito a desejar. É bem ruim.

Nota: Eu assisti ao filme e o achei bem sem gracinha. O livro é incrivelmente melhor que aquilo.


Acabou! Foi uma tarefa longa e um pouco difícil, mas consegui! Hahaha É claro que faltaram diversos livros de que gosto bastante; Agatha Christie num geral, Sherlock Holmes num geral, Machado de Assis num geral, Desventuras em Série, Jogos Vorazes (meu mais recente amorzinho), biografia do Kurt Cobain (preferi deixar biografias de fora da lista),... Enfim!

Não vou indicar ninguém, sintam-se a vontade para responderem à TAG se quiserem! (;

6 comentários:

  1. É difícil mesmo escolher apenas 10 livros entre tantos! Mas adorei suas escolhas!

    Amor em Ler
    Promoção ativa no blog

    ResponderExcluir
  2. Por mim eu fazia um post com os 50 livros que mais gosto hahahaha

    ResponderExcluir
  3. eu tenho serios problemas em escolher as coisas, já li tantos livros bons que não saberia colocar quais seriam os meus 10 favoritos. Mas da sua lista posso dizer que os meus favoritos são: "Orgulho e Preconceito" , "A Menina que roubava livros" e o "Retrato de Dorian Gray", são livros ótimos.

    Bjkas estou retribuindo a visita, seguindo!!!

    Bjkas
    Marina
    Blog Leituras e Afins - http://afinsdaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei a lista...alguns ainda não consegui ler, mais a maioria eu amei.
    Sou super fã de Jane Austin (orgulho e preconceito) Harry Potter (meu eterno amor)
    Edgar Allan Poe (é um gênio) enfim... estou lendo a menina que roubava livros (esta um pouco chato mais estou tentando resistir a tentação de desistir) ...Valeu.
    Dry
    http://livroscombolinhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! O Retrato de Dorian Gray também está no meu top 10.

    Só colocaria uns de universo fantástico, tipo Senhor dos Anéis.

    Ah, e claro, Ender's Game. TODO mundo deveria ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poe é do universo fantástico. Eu nunca ouvi falar desse Ender's Game, mas pelo que vi no Skoob, é ficção científica, não? Acho que eu nunca li um livro desse gênero O: hahahah

      Excluir