segunda-feira, 2 de setembro de 2013

TAG: Campanha de Incentivo à Leitura


Oi, gente!

A tag de hoje me foi indicada pelo Max Moreno do blog A Outra Sombra


Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?

Eu acho que para uma pessoa começar a pegar o gosto pela leitura, ela precisa, primeiramente, procurar livros com histórias que a interessem. E isso também depende muito do gênero literário que a pessoa gosta mais. Tendo isso em mente, eu resolvi indicar não apenas um, mas dois livros, de gêneros completamente diferentes (sou animada demais, eu sei HAHAHA)


3O4 páginas; Ediouro
Gênero: Biografia; Cães

Marley & Eu, de John Grogan, conta a história real de um casal (o próprio escritor e sua esposa) que decide adotar um cão. Ao longo do tempo e do crescimento do filhote, eles vão acumulando histórias de acontecimentos envolvendo o animal - que ganhou o nome em homenagem ao Bob Marley.
É um livro que fala sobre o relacionamento entre humano e cachorro, de forma muito sincera. É uma leitura fluida, como se você estivesse num encontro com um amigo e ele te contasse histórias bacanas e inacreditáveis sobre a vida dele. Há momentos em que você vai rir e em que você poderá chorar (esse é o único livro, até hoje, que realmente me fez derramar lágrimas).
Eu não procurei por ele, eu ganhei de aniversário. Mas foi uma leitura muito gostosa. E é comovente, especialmente para você que possui ou, como eu, já possuiu cães. É uma história de fácil identificação, nesses casos.

PS.: Não caia na tentação de assistir ao filme, porque ele é horroroso. Não passa nem 10% da emoção do livro. O filme fala sobre o casal e a vida deles - e, por acaso, eles tem um cachorro. O foco do livro é justamente a relação entre os donos e o animal, e é isso que torna o livro bom.



228 páginas; Editora Globo
Gênero: Ficção Inglesa; Romance Policial

O Caso dos Dez Negrinhos, de Agatha Christie, é sobre dez pessoas que foram convidadas para passar alguns dias numa ilha isolada. Lá, são acusados de terem praticado crimes que levaram a morte de outras pessoas e então, misteriosamente, cada um é morto tendo como base um poema sobre os Dez Negrinhos. O caos se instala após a primeira morte, pois ninguém sabe quem é o assassino. Começam a acusar uns aos outros e duvidar de todos, enquanto esperam, desesperados, a própria morte.
É um livro de mistério e repleto de reviravoltas - típico da escritora. Eu recomendo todos os livros dela para quem quer começar a ler, mas acho que esse é um dos melhores e possui um ritmo acelerado, que prende o leitor com muita facilidade. 


Blogs indicados para a TAG:

‣ Bliss

(eu sei que eu deveria indicar 1O, mas resolvi indicar 5 só, até porque vários que eu indicaria já receberam indicação)

3 comentários:

  1. Muito boas suas indicações, Aline ;)
    Os dois livros são ótimos!

    Bjs


    http://aoutrasombra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu, filha de professores e diretores de escola.

    Estou tentando fazer a maior força para lembrar qual foi o primeiro livro que eu li na vida. Mas não consigo. Com quatro anos eu sabia ler e escrever. Mas acredito que meu primeiro livro tenha sido bom, porque eu continuei a ler, e hoje não paro mais!

    Meu namorado já não tem esse enorme gosto para leitura, mas eu consegui fazer com que ele lesse alguns livros do interesse dele: Assassin's Creed, Battlefield, God of War (essas estilos, inspirados em jogos).

    Eu comprei Marley e Eu no mês passado, está na estante para ler <3 Aposto que vou chorar muito, sou uma manteiga derretida com cachorros.

    Adorei o blog, flor!!! Agradeço também a visita que fez no meu!

    http://estante-dos-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline. Que bom que você indicou livros de dois gêneros diferentes porque, por mais que eu tenha tentado ler Marley e Eu e acabando por abandoná-lo (não sou muito de ler histórias com animais, haha), o livro da Agatha Cristie me interessou bastante! Nunca li nada dela, mas sempre estão me recomendando. Talvez eu comece por esse. (:

    Bjs
    http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir