sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A Livraria 24h do Mr. Penumbra de Robin Sloan

Avaliação: 
[288 páginas; Editora Novo Conceito]

A Livraria 24h do Mr. Penumbra é um livro diferente e moderno. A escrita é casual e o ambiente possui tantas coisas familiares, que é muito divertido de ler.
Me identifiquei logo no início, pois o protagonista se apresenta como um formando de Artes, que trabalha como designer (eu curso Artes Visuais e tenho contato com Design - apesar de não gostar muito). 
Se você é um geek ou, ao menos, faz parte do universo nerd (percebi que me encaixo um pouco nesse grupo, porque reconheci todas as referências hahaha) você também se identificará muito fácil e se divertirá com esse livro. Tecnologias modernas que já são parte do nosso cotidiano estão sempre presentes na história. 
Eu senti que a maior questão no livro é o contraste entre o velho e o novo; a livraria que empresta livros antigos, sociedades secretas em busca de uma mensagem através dos séculos, tablets, Google (que tem uma participação grande e significativa), programação, o poder dos computadores em resolver facilmente algumas questões e falhando completamente em resolver outras. Há um balanço muito bacana entre as tecnologias modernas e os itens ancestrais, como os livros, simplesmente abordando fatos, sem puxar a sardinha pro lado de ninguém.
Não é fácil imaginar o rumo da história. Ela é muito bem desenvolvida e o final é simples, direto. Eu gostei do final e acabou que aconteceu o que eu pensei que aconteceria (e só fui criar alguma ideia quando já estava pra lá da metade do livro).

PS.: As Crônicas da Balada do Dragão é uma trilogia fictícia que aparece no livro e tem um papel muito importante - além de ser a obra preferida do protagonista. Eu acho que o escritor deveria lançar As Crônicas da Balada do Dragão como livros extras, porque eu fiquei muito curiosa para ler! hahaha

5 comentários:

  1. Estou querendo ler esse livro. Adorei sua sugestão. As vezes a gente fica mesmo curioso sobre alguma coisa que aparece na série. Bem que ele poderia aproveitar o embalo. :)

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/ ( Se puder Segue lá)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super acho que ele devia investir nessa história extra! hahaha Obrigada pela visita! (:

      Excluir
  2. Esse livro divide opiniões e me arrependo até hoje de não ter solicitado pois adoraria ter conferido. Esse contraste do velho com o novo, tem aquele ar que pode fascinar o leitor ou não, provavelmente por isso que as opiniões divergem tanto.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cheguei a ler resenhas sobre ele, mas é aquele tipo de livro que ou você vai adorar ou vai detestar, vai muito do gosto pessoal mesmo. Eu só formei uma opinião de verdade lá pro final dele hahah (:

      Excluir
  3. Adorei! Comecei a ler e terminei em um dia! Também fiquei curiosa com As crônicas da banda do dragão! Vai que ele dá uma de JK e lança!

    ResponderExcluir