segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Jogos Vorazes de Suzanne Collins

Avaliação: 
[397 páginas; Editora Rocco]

Demorei, mas enfim eu li esse livro! Peguei emprestado de uma garota da faculdade e li em um dia.

Jogos Vorazes é um livro em primeira pessoa, contado pela jovem de 16 anos Katniss Everdeen. Ela vive em um mundo pós-apocalíptico, especificamente no país chamado Panem, localizado na América do Norte. O país é organizado por uma Capital e dividido em 12 Distritos. Todos os anos, são sorteados um garoto e uma garota de cada um desses Distritos, para lutarem até a morte entre eles até sobrar apenas um vencedor, no que é conhecido por Jogos Vorazes. É uma espécie de reality show sádico, assistido por todo o país. Uma forma da Capital mostrar o poder que tem sobre todos os Distritos, que são mantidos em situações extremas de pobreza.
Katniss é do Distrito 12 e se voluntaria para os Jogos quando sua irmã de 12 anos é sorteada. Desde então ela passa a conhecer a Capital e seus habitantes, participa da luta na arena e, quase sem querer, torna-se símbolo da resistência rebelde do país.
Eu gostei bastante da história - mais do que pensei que gostaria - e a leitura é muito tranquila. Talvez porque eu me emocione demais com histórias assim, sobre um grupo se unindo contra o opressor. Apesar do foco desse primeiro livro ser mais os Jogos em si do que outra coisa. É basicamente a luta pela sobrevivência num mundo superficial e cruel.
Katniss é uma personagem muito bem construída e interessante. Ela é bem séria, realista, determinada e, principalmente, tem certeza de suas convicções. É do tipo que não gosta de fingir sorrisos para agradar aos outros. O que é um dos maiores desafios para ela, porque é através da simpatia que ela receberá patrocínio nos Jogos - ricos da Capital que decidem investir nela como vencedora e enviam itens que ela possa precisar na arena.
Mesmo assim, ela reflete sobre os assuntos e se chegar a uma conclusão diferente da opinião que possui, ela admite e incorpora essa nova ideia. 
Ela também é daquele tipo de pessoa que finge não se importar, principalmente com a questão amorosa, mas é visível que ela se importa. Tenta manter uma parede entre ela e seus dois pretendentes, procurando evitar o sofrimento.
Pra ser sincera, me identifiquei com a Katniss, e acho que isso me fez gostar muito dela. Mas os outros personagens também são muito bons. É claro que, tendo o ponto de vista dela, você a conhece melhor do que aos outros.

PS.: O filme é incrivelmente fiel ao livro - sério! É espantoso o quanto a adaptação é boa. Acho que uma das melhores adaptações de livro para o cinema que eu já vi.

4 comentários:

  1. Já vi tantas pessoas lendo esse livro, recomendando, falando que é demais, e eu? Ainda não li. É ainda, não. :(

    Adorei sua resenha!

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Tb achei o filme uma das melhores adaptações que já fizeram!
    Eu gostei muito da Katniss nesse livro, mas nos outros dois ela me irritou bastante... Quem eu mais gosto na série é do Peeta! :)
    Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  3. Eu li e é realmente muito bom.A adaptação foi muito fiel ao livro,que foi um complemento na história.
    bjs
    Thamires do blog Nerd 2000
    http://nerd2000.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Jogos Vorazes é uma das melhores adaptações de livro que já vi!

      Excluir