quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Em Chamas de Suzanne Collins

Avaliação: 
[413 páginas; Editora Rocco]

Em Chamas é o segundo livro da trilogia do Jogos Vorazes. E eu o devorei da mesma forma que o primeiro.
Eu já conhecia a história do primeiro, porque tinha assistido ao filme - e como eu disse na resenha, ele é muito fiel ao livro. Mas desde que vi o filme eu me perguntei diversas vezes: e o resto da trilogia, como será? O que tem para acontecer nos outros dois livros?
Esse segundo livro me emocionou um pouco mais que o primeiro. Nesse nós conseguimos ver a população de todos os distritos reagindo à vitória de Katniss e Peeta. A rebelião enfim começa a pipocar em alguns distritos, guiada pela imagem de Katniss, o símbolo da resistência - e seu tordo, o pássaro do seu broche dourado, que ela ganhou de uma amiga de seu distrito antes de partir para os Jogos.
Quando comecei a ler fiquei um pouco... "decepcionada" (na falta de uma palavra melhor), porque parecia que o segundo ia ser uma reprise do primeiro. Não deixa de ser, um pouco, mas isso não foi desanimador. Pelo contrário; foi emocionante ver uma nova arena, com novos desafios. Até porque, se o foco do primeiro livro eram os Jogos em si, nesse livro o foco é a união dos distritos e a revolta contra o governo. É a vida de Katniss sendo transformada, pois se tornou inimiga do presidente, mesmo que amada pela Capital, e tendo que pagar o preço por seu ato de rebeldia nos Jogos. Ela é obrigada a aceitar uma vida inteira de mentiras para manter os amados (sua família e seus amigos) vivos.
Começa a se desenvolver um mistério, nessa história, acerca do Distrito 13, o último e não mais existente distrito de Panem. O final é bombástico e me deixou ansiosa para saber o que acontecerá no terceiro e último livro.

PS.: Assisti ao trailer de Em Chamas, de novo, agora que terminei de ler e fiquei muito emocionada! Há tempos não me empolgo assim com algum filme/livro. Como sempre, apesar de alguns detalhes, o filme parece manter a fidelidade aos livros que foi vista em Jogos Vorazes. Estou louca pra assistir ao novo!



Um comentário:

  1. Todo mundo tá falando desse livro e agora com sua resenha eu vou ter que ler no fim de semana. Abração e obrigada.
    Seguindo seu blog. Adore. :D

    ResponderExcluir